Pesquisadores refugiados: prorrogado prazo para submissão de propostas

A Faperj anunciou a prorrogação, até o dia 09 de setembro, às 23:59, para submissão de propostas ao Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões de Conflitos para Cientistas Refugiados de Regiões de Conflitos. A ideia é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando estabelecer e fortalecer parcerias entre pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa e ensino sediadas em zonas de conflito e pesquisadores fluminenses. Os recursos para financiamento deste programa são de mais de R$ 1 milhão e 300 mil reais.

Cada pesquisador estrangeiro poderá ficar entre 3 a 12 meses, junto a um cientista-anfitrião, em laboratórios de instituições de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Os agraciados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 9 mil, mais auxílio instalação de R$ 9 mil, adicional de deslocamento de R$ 12 mil e seguro viagem no valor mensal de R$ 600,00. A solicitação deverá ser efetuada pelo pesquisador -anfitrião fluminense no site da Faperj (www.faperj.br).Serão aprovados até 10 projetos que poderão ter início a partir de 01 de novembro de 2024.

Esta é a segunda edição do Programa Pinguelli Rosa da Faperj. Na primeira edição, foram contemplados nove pesquisadores da Síria, Rússia, Ucrânia e Irã que trabalharam em instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Inmetro e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Mais detalhes AQUI.