Manejo de hortas em pequenos espaços é tema de livro lançado pela EdUENF

• Categoria do post:Notícias

Já faz parte do acervo virtual da Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (EdUENF) o livro “Princípios básicos para implantação e condução de hortas em pequenos espaços”, que tem como objetivo fornecer informações ao público sobre aspectos essenciais para o cultivo de hortaliças em hortas domésticas, escolares e institucionais.

A publicação tem 24 páginas, divididas em oito capítulos e é assinada pela professora do Laboratório de Fitotecnia do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF, Cláudia Lopes Prins, e pelos graduandos Amanda Oliveira de Souza, Bruna de Melo Viana, Lucas Barreto da Silva e Nathália Souza Teixeira.

De acordo com a professora Cláudia, o livro é produto de um curso de mesmo nome que foi oferecido na semana do produtor rural e foi elaborado para possibilitar o acesso de maior número de pessoas ao conteúdo do curso.

— Frequentemente recebo mensagens e visitas de pessoas interessadas na implantação de hortas em escolas, instituições diversas. Normalmente são pequenas áreas. Nem sempre podemos atender a todos, visitar as áreas, fazer o planejamento mais específico para cada contexto. Então elaboramos o livro com as informações básicas para quem quer iniciar uma horta ou já tem uma e precisa de auxílio para as práticas de cultivo no dia a dia — explica a autora.

Mesmo em uma produção não comercial é importante aplicar as práticas adequadas de cultivo, conforme destaca a professora Cláudia Prins. A autora ressalta que a escolha correta da época de plantio, da localização do cultivo, o fornecimento adequado de água e nutrientes são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. E esses e outros pontos estão esclarecidos no livro.

— Entender as necessidades das plantas e aprender a aplicar técnicas corretas de cultivo vão permitir que seja possível ter acesso e consumir hortaliças de modo a desenvolver hábitos saudáveis de alimentação e praticar uma atividade que contribui também para a saúde mental, já que o contato com a natureza através do cultivo de plantas é reconhecidamente uma excelente terapia — comenta.

“Princípios básicos para implantação e condução de hortas em pequenos espaços” pode ser acessado no inventário de livros da EdUENF, disponível no seguinte endereço eletrônico: uenf.br/extensao/editora.

Sobre a EdUENF

A Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (EdUENF) se propõe a direcionar suas atividades para obras de conteúdo didático, científico, artístico, filosófico e de divulgação cultural e extensionista.

A EdUENF tem, ainda, por finalidade promover obras de natureza acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade, com base no critério de qualidade, em consonância com o Regimento e o Estatuto da UENF.