Fidesc faz lançamento da 7ª Feira de Oportunidades

O lançamento da Feira de Oportunidades contou com a presença de dirigentes do FIDESC

O Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (Fidesc) apresentou nesta quarta-feira (04/08/2024) na Casa de Cultura Villa Maria, a 7ª Feira de Oportunidades e a 10ª Mostre-se. Os eventos serão realizados nos dias 25 e 26 de novembro de 2024 no Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense) Campus Campos Centro. Haverá a participação de empresas do setor produtivo que apoiam o desenvolvimento regional e vão oferecer oportunidades profissionais para jovens estudantes dos níveis de ensino do técnico ao doutorado.

Na programação da 7ª Feira de Oportunidades, palestras e mesas-redondas sobre tendências e oportunidades dentro do mercado de trabalho do futuro, a importância da educação continuada e especialização no crescimento profissional, inovação e empreendedorismo e os caminhos para lidar e desenvolver negócios de sucesso, transformação digital e as novas carreiras e tecnologias, desafios e oportunidades para jovens pesquisadores na academia e na indústria, carreira internacional e como se preparar para oportunidades no exterior, diversidade e inclusão no mercado de trabalho e os desafios e estratégias, saúde mental e bem estar no ambiente acadêmico e profissional, o papel nas universidades na formação de líderes para o futuro.

Sobre o lançamento da programação da 7ª Feira de Oportunidades na Villa Maria, a reitora da UENF e presidente do Fidesc, Rosana Rodrigues, pontua que este é um espaço público que valoriza a cultura, que a UENF tem buscado tratar dessa forma, como um espaço integrador, que se debatem políticas públicas voltadas à educação, ciência e tecnologia.

— Quero saudar a todos os presentes e aos representantes da iniciativa pública, na figura do Marcelo Neves; e da iniciativa privada, Wanderson Sousa; que, para a minha felicidade, são ambos egressos da UENF. Isso é interessante porque podemos ver tanto a iniciativa pública quanto a iniciativa privada de egressos de universidades integrantes no Fidesc. Hoje é o ponto de partida para o evento que vai acontecer em novembro e tem uma estrutura, uma proposta para apresentar, mas ele ainda é um livro que precisa preencher as suas páginas para, no final, a contarmos uma história. Esta é uma proposta que a trazemos e vamos lapidar essas ideias, reunir sugestões e contar com a construção desse portfólio pra fazer acontecer nessa 7ª Feira de Oportunidades – informa Rosana.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, atual presidente do Fidesc, apresentou a programação de palestras e mesas temáticas

Na programação da 10ª Mostre-se os estudantes do IFF expõem seus trabalhos de pesquisa e inovação, resultados de atividades práticas dos cursos, para serem recrutados pelas empresas parceiras. Os objetivos são promover a integração, divulgação científica e tecnológica, conexão com o mercado e fomento à inovação. O espaço também será para apresentação de soluções tecnológicas para as demandas da região norte e noroeste fluminense.

O reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, destaca que a missão dos institutos federais no Brasil é fazer parte desse planejamento e da cadeia produtiva local.

— Nós estamos na formação técnica de nível básico, nível superior e pós graduação. Nossa conexão com a cadeia produtiva, com os empresários – e principalmente na formação dos nossos estudantes – que buscam atender as demandas do nosso país, é a nossa missão institucional. O IFFluminense está junto com todas as outras instituições de ensino profissional da região no intuito de conseguir fazer com que nossos estudantes sejam reconhecidos profissionalmente e que também possamos ajudar a todas essas empresas e à nossa sociedade nesse crescimento, principalmente no interior do nosso Rio de Janeiro para o desenvolvimento pleno do estado – afirma Victor.

Também presente no evento, Marcelo Neves, Secretário de Petróleo, Energia e Inovação de Campos dos Goytacazes, destaca a união dos três elos da sociedade: academia, iniciativa privada e poder público, presentes na iniciativa.

— Uma mesa como essa, com a iniciativa privada e academia, através das universidades e poder público, não é pra qualquer município. Acredito que a sociedade quer exatamente isso da gente: propiciar a ela, através de nossos jovens, das pessoas que estão se qualificando, das pessoas qualificadas, uma oportunidade no mercado de trabalho. Um evento como esse que a gente reúne num mesmo ambiente as empresas que estão muitas vezes procurando mão de obra qualificada, aqui, através desse evento, é a ponte, o link que está sendo feito para isso- pontuou

Como aluno da primeira turma da Uenf, Wanderson Sousa, Gerente de Relacionamento com Comunidades do Porto do Açu, destacou a evolução da participação da iniciativa privada no desenvolvimento da sociedade.

— Decidi sair da iniciativa pública para a iniciativa privada, há cerca de 20 anos, num processo que se iniciava de responsabilidade social, de integração da sociedade. E a gente percebe a evolução da iniciativa privada em sua atuação social, tanto é que hoje sou Gerente de Relacionamento com a Comunidade. Essa região é extremamente rica, rica em tudo: em vento, sol, cabeças pensantes, tecnologia e inovação. E o que falta é conectar todos os esses potenciais para realizar oportunidades e essa essa Feira vem para realizar tudo isso- reforça.

O evento também teve as presenças de representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).