Relatos de experiências internacionais com doutorandos de Sociologia Política

Alunos aprimoraram seus estudos em países como Canadá, Espanha e Alemanha

Alunos ouviram atentos os relatos de experiências

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF realizou nesta quarta-feira, 12/09/24, a Mesa “Relatos de experiências internacionais” no Miniauditório do Centro de Ciências do Homem (CCH). O evento teve a participação dos doutorandos do PPGSP Andrik Risso, Lyzandra Borges de Souza e Thalita Barreto Sarlo, que fizeram períodos de Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Andrik Risso contou como foi sua experiência na Universitė du Quėbec en Outaouais (UQO) em Quebec, Canadá, onde desenvolveu sua pesquisa “A violência sexual contra homens e o phallus como armas de guerra: uma análise do conflito russo-ucrâniano”.

— O processo de ser aprovado em cada etapa durou cerca de um ano. Eu já tinha ido no Canadá algumas vezes. Minha segunda língua é o Francês e Quebec é a província onde o Francês é a língua oficial. Estudantes brasileiros são muito bem vistos no Canadá e eles gostam de receber esses alunos  — informou Andrik.

Assessora da ASSAI afirmou que iniciativas como esta incentivam estudantes a buscar novos desafios e capacitação linguística

Doutorando fizeram períodos de estudos no exterior

A assessora de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF, professora Angela Pierre Vitória, destacou a importância dos estudantes compartilharem as experiências que tiveram no exterior.

— A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAI) parabeniza o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) por iniciativas como esta, que incentivam os estudantes do programa a buscarem novos desafios e capacitação linguística — afirma Angela.

Lyzandra Borges de Souza ficou 10 meses sediada na Universidade Salamanca, Espanha, desenvolvendo a sua tese sobre “A atuação legislativa na saúde”. Thalita Barreto Sarlo estudou por quatro meses na International Psychoanalytic University Berlin (IPU), Alemanha, aprimorando para sua tese acerca do “Trabalho em plataformas digitais: um contraste Brasil e Alemanha”.

A ASSAI fica localizada na UENF, no primeiro andar do prédio E1 (Reitoria), ao lado da sala da Vice-Reitoria. Para mais informações sobre a internacionalização na UENF acesse o site da ASSAI aqui.

(Wesley Machado)