Cursos de Inglês – ASSAII 2025

A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII), em colaboração com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), informa que, em 2025, serão oferecidas vagas para o Curso de Inglês, com aulas presenciais nos níveis básico, intermediário e avançado.

SOBRE O CURSO: O curso tem como propósito contribuir para o aprimoramento do uso da língua inglesa pelos membros da comunidade UENF, fomentando a internacionalização da Universidade.

PÚBLICO-ALVO: Podem se inscrever no curso todos os membros da comunidade acadêmica da UENF, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, servidores públicos de todas as categorias e terceirizados vinculados à universidade. O curso é exclusivo para estes grupos da UENF e a admissão ao curso está sujeita à inscrição prévia, à disponibilidade de vagas e à realização de um teste de nivelamento classificatório, que estará disponível no site da ASSAII apenas no dia 24 de novembro de 2024.

VAGAS DISPONÍVEIS: Serão disponibilizadas cerca de 50 vagas distribuídas nos 3 níveis. O teste de nivelamento é classificatório, ou seja, os candidatos serão classificados e alocados na turma de acordo com o nível de inglês correspondente ao resultado da prova. Apenas aqueles que alcançarem a nota de corte e estiverem dentro do número de vagas oferecidas pelo curso serão selecionados. Caso o número de inscritos exceda as vagas disponíveis, uma lista de espera será formada. As chamadas da lista de espera ocorrerão até no máximo a metade do semestre.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA: Devido ao número limitado de vagas e à existência de uma lista de espera, será adotado um rigoroso controle de frequência É obrigatória a frequência mínima de 75% das aulas, e não serão permitidas duas faltas consecutivas sem justificativa comprovada. A ausência não justificada resultará no desligamento do curso e na convocação de um novo participante da lista de espera, seguindo os termos estabelecidos para as Vagas Disponíveis.

INSCRIÇÃO E TESTE DE NIVELAMENTO ONLINE: As inscrições e o teste de nivelamento serão feitos através de um único formulário que será disponibilizado no site da ASSAII no dia 24 de novembro de 2024 da 00:01h até 23:59h. O teste de nivelamento consistirá em 50 perguntas de múltipla escolha.

É imperativo que o participante realize o teste de nivelamento online sem consultas ou auxílio externo para garantir uma avaliação precisa de seu nível de proficiência. A ajuda de terceiros pode resultar em um falso nivelamento, comprometendo a correta alocação do candidato. Caso seja comprovada divergência de nível devido a consultas externas, o candidato poderá ser eliminado do processo.

RESULTADO DA PROVA: O resultado será divulgado a partir de 15/12/2024. Após a divulgação, os alunos selecionados receberão um e-mail com um link para a matrícula, será utilizado o mesmo e-mail disponibilizado no formulário de inscrição pelo aluno. A data da matrícula será definida e comunicada também por e-mail. O estudante é responsável por checar seu e-mail para não perder o prazo de matrícula.

DESISTÊNCIA E CANCELAMENTO DA CONCESSÃO DA VAGA: Os alunos selecionados e convocados que optarem por não participar mais do curso deverão informar sua desistência com a máxima urgência através do email inglesassaii@uenf.br para que outro aluno da lista de espera possa iniciar o curso prontamente.

Se um aluno não comparecer ao primeiro dia de aula sem aviso prévio através do e-mail inglesassaii@uenf.br com justificativa, será considerado como desistência da vaga, e outro aluno da lista de espera será selecionado.

INÍCIO E LOCAL DAS AULAS: O curso terá início na segunda quinzena de março de 2025 e será ministrado exclusivamente presencialmente na UENF em sala a ser definida e comunicada via e-mail.

ATENÇÃO: Na aula inaugural, será exigido documento com foto e comprovante de vínculo com a UENF seja como estudante ou servidor público ou terceirizado através de: comprovante de matrícula, carteirinha de estudante ou funcional, ou documento da empresa prestadora de serviços à UENF.

DURAÇÃO: Um ano (dois semestres)

O curso não é uma disciplina, e portanto, não está disponível no Sistema Acadêmico e não contabilizará créditos. Se você é estudante, atenção para não se inscrever em disciplinas em horário coincidente.

Ao término do curso, será emitido um certificado de horas cursadas, sem atribuição de nível de proficiência. Recomenda-se aos interessados em certificação de nível que realizem exames de proficiência externos (não oferecidos pela UENF), como o TOEFL ou de escolas de idioma.

Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais – ASSAII

EDITAIS