SPA Escola: espaço dedicado à arte nas escolas públicas do Norte Fluminense

Segundo SPA Escola foi inaugurado na última semana; terceira inauguração prevista para este ano em SFI

Um espaço dedicado às práticas artísticas em escolas públicas da região Norte Fluminense. Este é o SPA Escola, local que faz parte do projeto “Arte e Cultura na Escola pós-pandemia: acolhimento, pertencimento e sinestesia.”, desenvolvido por meio do Polo Arte na Escola – UENF, com financiamento da FAPERJ, e que vai inaugurar seu 3º polo ainda neste ano de 2024.

Na última sexta-feira (11), o Ciep 268 Luiz Carlos de Lacerda, em Campos, ganhou este espaço dedicado à arte. Antes dele, o Instituto Federal Fluminense de São João da Barra também havia recebido o projeto, em setembro.

A próxima inauguração está prevista para acontecer até dezembro, no CIEP de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (SFI).

A coordenadora pedagógica do Polo Arte na Escola-UENF, Danuza Rangel, explica que o SPA Escola foi cuidadosamente pensado e preparado com adequação infraestrutural, ambientação, mobiliário e materiais, a fim de proporcionar boas experiências nas linguagens da Arte e em Educação Patrimonial.  Além dela, o projeto também previa a criação de um espaço denominado Galeria-Mural.

— A Galeria-Mural é um espaço expositivo permanente dentro das escolas participantes do projeto, onde são realizadas mostras artísticas com trabalhos produzidos pelos alunos e pela comunidade regional. Esse espaço é equipado com estrutura adequada, incluindo suportes e iluminação apropriados para mostras. A ideia é que funcione como um local de fruição e aprendizado, onde os alunos terão a oportunidade de se familiarizarem com a prática da curadoria e mediação educativa, além de expor suas próprias criações artísticas — relata.

Segundo a coordenadora pedagógica, a iniciativa tem por objetivo fortalecer, ainda, o contato com a produção artística regional, fomentar o interesse pela arte e encorajar a expressão artística dentro do ambiente escolar.

Escolha dos locais foi estratégica

Danuza explica que estas três primeiras unidades escolares foram escolhidas por sua localização estratégica na região norte do estado do Rio de Janeiro, onde o projeto buscava inicialmente mitigar os impactos da pandemia de Covid na Educação, através de ações focadas em Arte e Cultura.

— Tais escolas também estão em regiões onde há maior necessidade de apoio e investimento nessas áreas. Mas determinante mesmo foi o fato de que em cada uma delas havia uma professora de Arte que participa das ações de formação continuada no Polo, há mais de 10 anos. Além disso, em todas havia espaços disponíveis para a implementação da SPA Escola e da Galeria-Mural, facilitando a estruturação e a execução das atividades — diz.

Importância do Projeto de Arte e Cultura na Escola

O projeto, de acordo com Danuza, é de fundamental importância para a valorização da Arte e Cultura como áreas do conhecimento essenciais na formação cidadã e profissional.

— Ele [o projeto] aproxima a produção artística regional dos espaços escolares, estimulando a formação de público e incentivando os jovens a expressarem sua criatividade em múltiplas linguagens. Além disso, ele oferece recursos e infraestrutura para que alunos e professores façam o melhor uso dessas oportunidades, fortalecendo o ensino de Arte e promovendo o pertencimento e o bem-estar da comunidade escolar. Nossa expectativa é que essa parceria seja longa e continue a gerar frutos valiosos para todos os envolvidos — reforça.

Polo Regional Arte na Escola -UENF

A coordenadora geral do Polo Arte na Escola, a professora da UENF SimonneTeixeira, pontua que o Polo Arte na Escola UENF tem a missão de promover ações de formação continuada de professores de artes.

— Cumprimos essa missão há 19 anos com excelência. Com os recursos da Faperj, tivemos a oportunidade de criar espaços, conjuntamente com as escolas parceiras, para que os professores que participam do projeto de extensão possam exercer mais plenamente suas atividades — enfatiza.

Nas escolas, são instaladas Salas de Práticas Artísticas e a Galeria Mural, que permite a exposição dos trabalhos dos alunos e de artistas locais, com a mediação e curadoria dos estudantes.

— De fato, estamos muito felizes com os resultados. E ainda temos a inauguração do terceiro SPA Escola no CIEP de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana — recorda.

(Jornalista: Thábata Ferreira)