Publicação de Alcimar das Chagas Ribeiro apresenta papel dos empreendedores locais e a chegada de grandes investimentos externos em petróleo e infraestrutura portuária em São João da Barra
O novo livro do professor da UENF, Alcimar das Chagas Ribeiro, São João da Barra a partir do século XX, compartilha informações sobre o período pós primeiro ciclo portuário em São João da Barra (1740 a 1900) e apresenta o papel dos empreendedores locais e a chegada de grandes investimentos externos em petróleo e infraestrutura portuária.
O escritor comentou que o fato de ter identificado uma lacuna importante na literatura sanjoanense a partir do século XX o motivou a escrever o livro.
— Muitos autores, como: Fernando José Martins, João Oscar Pinto, Carlos Augusto Sá, Antônio Nunes, Célio Aquino, Paulo Paranhos, dentre outros, escreveram sobre a formação histórica de São João da Barra, basicamente até o final do século XIX — afirmou Alcimar.
“Empreender continua a ser a alternativa fundamental em momento de crise econômica” (Alcimar Ribeiro)
O autor conta ainda que a principal mensagem que o livro pretende passar é que empreender continua a ser a alternativa fundamental em momento de crise econômica.
— Com a consistente estagnação econômica, em decorrência do fim do primeiro ciclo portuário que vai de 1740 a 1900, a ação empreendedora foi a alternativa encontrada pelo cidadão sanjoanense. Iniciativas como: a criação da indústria de Conhaque pelo sanjoanense Joaquim Thomaz de Aquino Filho em 1910 motivou outros empreendimentos como fábricas de palhão, vassouras e tecelagem da família Raposo, dentre outras que se seguiram — destacou Alcimar.
O professor da UENF avaliou a situação econômica de São João da Barra na contemporaneidade e a relação com o passado da cidade.
— Uma cidade rica que enfrenta grandes desafios, no que diz respeito a fixar parte importante dessa riqueza localmente. O problema da maldição do petróleo e outros recursos frutos de investimento de grandes corporações que formam riqueza de natureza fugaz. O território não é preparado para se beneficiar das externalidades positivas geradas, enquanto as externalidades negativas afetam a população gerando pobreza e desigualdade social. Um dilema — considerou Alcimar.
Este é o oitavo livro publicado pelo escritor Alcimar das Chagas Ribeiro. Sua obra conta com as publicações: A Economia Norte Fluminense: análise e perspectivas (1, 2, 3), O Perfil da Organização Produtiva dos Cafeicultores das Microrregiões Serrana e Caparaó do Espirito Santo, Endogenous Money and Regional Development: the reflections in the region of Baixada Fluminense-RJ, Instruções para o cultivo de Tilapias em tanque forrados com plástico, A Economia Fluminense: análise da conjuntura e perspectivas e O munícipio de São João da Barra a partir do século XX.
Este livro mais recente do professor da UENF, Alcimar das Chagas Ribeiro, foi lançado no dia 09/11/24 na 2ª Festa Literária Sanjoanense (Felisan). A publicação pode ser adquirida com o autor.
(Jornalistas: Fúlvia D’Alessandri e Wesley Machado)