Com o objetivo de estreitar as relações entre a UENF e as comunidades quilombolas locais, foi realizada na última sexta-feira, 07/02/25, uma reunião entre representantes da Reitoria, professores, pesquisadores, representantes do poder público e lideranças destas comunidades. Organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI), a reunião foi realizada na parte da manhã, na sala de Reuniões da Reitoria.
A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, abriu a reunião, colocando a Reitoria da Universidade à disposição, no que for possível, para o debate e o desenvolvimento de ações em prol das comunidades quilombolas da região. Estiveram presentes representantes das comunidades quilombolas de Barrinha e Conceição do Imbé, bem como professores e pesquisadores de diversos Centros da UENF e de diversas áreas que podem dialogar com as demandas das comunidades quilombolas da região Norte Fluminense.
Segundo a coordenadora do NEABI, Clareth Reis, a ideia desta reunião surgiu a partir de uma visita realizada na Comunidade Quilombola Machadinha, em Quissamã, RJ, em 11/01/25, que instigou a UENF a promover cursos mais curtos de extensão que possam favorecer e atender às demandas mais pontuais das comunidades quilombolas, tais como conservação de alimentos, manejo com a terra, agente de turismo etc.
— Todos gostaram muito da reunião e ficou definido que iremos criar um grupo no WhatsApp para organizarmos as próximas reuniões. Foi sugerido que a UENF também fosse até essas comunidades para conhecer de perto as suas realidades e ouvi-los melhor quanto às suas demandas. Todos concordaram em dar continuidade ao diálogo com as comunidades quilombolas para a elaboração de ações articuladas voltadas a esses territórios na região Norte Fluminense — disse Clareth, que é pesquisadora dos temas Quilombos, Educação Escolar Quilombola e Territorialidades e Educação e Relações Étnico-Raciais no Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH/UENF).
Ela informou que a próxima reunião, a ser agendada, será amplamente divulgada a todas as lideranças quilombolas e aos pesquisadores da UENF que estiveram presentes na reunião inicial, bem como a outros parceiros da UENF que tenham interesse em compor este Grupo de Trabalho.
Estiveram presentes os presidentes da Associação Quilombola de Conceição do Imbé, Edson Gomes Rocha, e da Associação Remanescente do Quilombo de Barrinha / São Francisco de Itabapoana, Lídia de Barrinha, além do procurador e secretário de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto.
Pela UENF, além da reitora Rosana Rodrigues e da coordenadora do NEABI, professora Clareth Reis (LEEL/CCH), estiveram presentes o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Milton Kanashiro; e os professores Karoll Torres (LZO/CCTA, que trabalha com pesquisa em avicultura, com extensão aos produtores em assentamentos rurais); Isabel Cunha (LRMGA/CCTA, que atua na área de reprodução de animais de companhia); Fábio Coelho (LFIT/CCTA, que atua no campo da Agroecologia, Manejo e Tratos Culturais, especialmente nos seguintes temas: milho, feijão, soja, cana-de-açúcar); e Manuel Vazquez (LZO/CCTA, cujas pesquisas são voltadas à aquicultura, gastronomia e produção ornamentais.
Também participaram da reunião, pela UENF, a técnica Nilza Franco (ITEP, que atua com ações focadas em economia solidária, agroecologia, espaços protegidos de comercialização, assessoria técnica, formação e melhoria de produtos); a doutoranda em Produção Vegetal Rita de Kassia Guarnier (LEAG/CCTA, voluntária na ITEP, na qual oferece cursos e realiza visitas técnicas aos assentamentos, inserida também na Rede de Agroecologia etc); e a bolsista Giane Kristosch (Bióloga e Nutricionista, Agricultora da horta urbana Biocultivar-bio-horta, Bolsista da Universidade Aberta, projeto sensibilização dos estudantes e terceira idade à agroecologia e consumo de alimentos saudáveis).
(ASCOM / UENF)