Foram ministradas várias oficinas no município de Piranguinho-MG
![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250115-WA0003-869x600.jpg)
Alunos e professores da UENF participaram do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro. A UENF teve um projeto aprovado no Ministério da Defesa, via Pró-Reitoria de Extensão da UENF (PróEx-UENF). O projeto foi coordenado pelos professores da UENF Luana Pereira de Moraes e Silvio de Jesus Freitas.
Segundo Luana, o projeto foi finalizado e o grupo de alunos e professores da UENF retornou na semana passada.
— Os alunos gostaram bastante. Foi muito proveitoso, uma experiência única. Fomos para Pouso Alegre, Minas Gerais, no dia 15/01. Lá a gente recebeu várias instruções. Ficamos no 14º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). Dia 18/01 fomos para a cidade de Piranguinho-MG. E retornamos no dia 30/01 para Pouso Alegre — contou Luana.
![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250210-WA0032-450x600.jpg)
![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250210-WA0031-450x600.jpg)
Em Piranguinho, foram ministradas oficinas nas áreas de alimentos (tecnologia de boas práticas, intoxicação e infecção de origem alimentar), agronomia (cultivo de mandioca e de café orgânico, alternativas de alimentação de ruminantes na seca) e zootecnia (boas práticas de manejo na ordenha, manipulação de alimentos e fabricação de queijos, oficina de compostagem de resíduos de merenda escolar e sobre alimentação de ruminantes e adubação verde). Também foram levadas orientações aos produtores sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
A equipe também visitou um Centro de Convivência que abriga pessoas com necessidades especiais, onde os alunos ministraram oficinas.
— Fizemos um jardim sensorial e uma horta para que eles pudessem pisar em tipos diferentes de materiais, em uma atividade com acesso a planta e lavanda, que uniu a UENF com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Outras oficinas foram atividades de dança e entretenimento e com idosos no asilo — contou Luana.
![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250210-WA0034-450x600.jpg)
![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250210-WA0038-1-450x600.jpg)
Luana destacou que as oficinas foram ministradas pelos alunos sob orientação dos professores.
— Os alunos foram treinados e ministraram as oficinas não só passando orientações técnicas, mas dando amor, trocando convivência, trocando experiência, conversando, tocando violão — disse.
O grupo levou conhecimentos sobre fabricação de diversos alimentos, como queijos (temperado, minas e recheado com doce de leite), bebida láctea, doce de leite (pastoso, em barra) e iogurte.
— Saímos pelas propriedades rurais falando sobre descartes de embalagens de agrotóxicos e boas práticas de manejo na ordenha de leite, alimentação saudável e cuidados com meio ambiente com várias crianças, alimentação e hábitos de vida saudável na escola para as merendeiras. Fizemos interação com os idosos, os alunos foram lá, brincaram, conversaram, trocaram experiência. Por fim, passamos uma manhã com uma idosa de 105 anos, sendo muito bem recebidos pela sua família. Foi um momento muito gratificante — lembra a professora da UENF.
Durante a missão, os alunos e professores da UENF mantiveram um perfil no Instagram. Acesse: https://www.instagram.com/uenfnorondon/
![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250210-WA0035-1-800x600.jpg)
Projeto Rondon – É um programa social do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa e que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades brasileiras por meio de atividades de extensão. Conta com a participação de diferentes Ministérios e estudantes universitários de diversas Instituições de Ensino Superior do país.
A primeira operação do projeto foi realizada em julho de 1967, denominada de Operação Piloto ou Operação Zero, no atual Estado de Rondônia. Em 1989 as atividades do programa foram encerradas, porém, em 2005 o Projeto Rondon foi reativado e funciona até os dias atuais.
Saiba mais sobre o Projeto Rodon: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon
Piranguinho-MG – Cidade conhecida nacionalmente como a capital do Pé-de-moleque. Localizada no sul de Minas Gerais, essa região é repleta de paisagens naturais e pontos turísticos históricos. Destaca-se na agropecuária, extração vegetal, pesca e turismo rural. Além da gastronomia que possibilita a imersão na culinária mineira.
Fotos: Divulgação / ProEx-UENF
Jornalista: Wesley Machado / Ascom UENF
Mais informações sobre o Projeto Rondon: Prazo para envio de propostas à PROEX para o Projeto Rondon é prorrogado até 16 de fevereiro