Projeto Terceira Idade em Ação com atividade híbrida na UENF

Para marcar o início do ensino híbrido, os idosos do Programa Terceira Idade em Ação participaram de uma caminhada nas dependências da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto. O grupo foi acolhido pela equipe do projeto e, na ocasião, foram passadas as orientações sobre a retomada e os protocolos de higiene que deverão ser seguidos nas ações presenciais.

As oficinas presenciais serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira, 09 de agosto, a partir das 07h30. Para evitar aglomeração, os idosos que já participam do Programa devem entrar em contato com a coordenação para agendar a participação nas aulas. Além disso, devem seguir as recomendações de uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. As inscrições para novos integrantes estão abertas.

Alice Tanus é fisioterapeuta e ministra aulas de pilates para os idosos. De acordo com ela, a retomada das ações presenciais vai trazer benefícios físicos e mentais.

“O isolamento durante a pandemia prejudicou um pouco a condição física e emocional dos nossos idosos. Mas o projeto não parou nesse período, nós atuamos de forma on-line, nas manhãs de terça e quinta, no caso do pilates. Essa retomada, no sistema híbrido, vai ser muito importante e fará muito bem para eles, será uma forma de readaptação”, pontuou.

O casal Jorge e Delma Velasco participa do projeto há 10 anos, desde a sua fundação. Atualmente fazem aulas de pilates, uso do smarthphone e informática. Eles receberam com animação o retorno das oficinas presenciais.

“Aqui nós fazemos atividades físicas, sentimos o corpo mais animado e sempre nos divertimos nas viagens. É importante a gente se manter bem, para envelhecer só na idade”, comentou Delma.

Desde 2019, Miriam da Silva Almeida participa das oficinas de prevenção de artrose. Segundo ela, as aulas oportunizam o contato com a universidade, além da melhora na qualidade de vida.

“A alegria em estar aqui é muito grande, porque eu posso frequentar uma faculdade, o que eu nunca fiz antes. Na terceira idade, mas eu estou aqui. Aqui eu me socializo, me animo. A equipe trabalha muito bem e é atenciosa com a gente”, ponderou.

Idealizadora e coordenadora geral do Terceira Idade em Ação, Rosalee Istoe ressaltou a importância da UENF realizar o trabalho extramuros.

“Esses idosos são aqueles que viram a Universidade nascer dentro do município, então, para eles, estar na universidade é poder transformar a ideia e cultura de que aqui dentro só pode entrar quem é doutor, quem é muito inteligente ou faz só projetos para fora da cidade. Hoje, se você conversar com eles, vai ver que conhecem a UENF como a palma da mão. Os idosos fizeram da UENF o jardim de suas casas e levam para fora a impressão que têm da universidade”, completou.

Raul Palacio, reitor da UENF, falou sobre o dever da Universidade acolher a população:

“A retomada da universidade não poderia acontecer de outra forma, a não ser a partir desses projetos voltados para a sociedade. Nós temos hoje o Terceira Idade em Ação e o Paraesporte voltados à comunidade. É fundamental para a UENF a retomada dessas atividades, porque a universidade é um espaço para todos”, finalizou.

Inscrições abertas – Candidatos com mais de 55 anos podem se dirigir até a sede do Programa, no prédio da Reitoria da UENF, de segunda a sexta, das 07h30 às 12h. Os documentos necessários para a inscrição são duas fotos 3×4, documento de identidade, comprovante de residência, atestado médico atual, comprovante de vacinação da gripe e da Covid-19. Para mais informações, entrar em contato com o número (22) 2748-6063.

O Programa Terceira Idade em Ação promove atividades físicas, laborais, interação social, além do cuidado com a saúde mental. São oferecidas aulas de dança sênior, yoga, treinamento funcional, hidroginástica e natação; além de oficinas de artesanato, arteterapia, direito do idoso, espanhol, farmacêutica, informática básica, jardinagem, nutrição, entre outras.