Coronavírus (Covid-19): UENF anuncia medidas preventivas

Em reunião do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) realizada na manhã desta sexta-feira, 13 de março, o Reitor Raul Palacio informou que a Reitoria está ciente da grave situação, decorrente da pandemia por coronavírus (Covid-19), e que o cenário está sendo acompanhado junto aos órgãos oficiais e às autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais. Uma série de medidas preventivas contra o coronavírus, para a proteção da comunidade universitária, estão sendo tomadas dentro do campus. Um Gabinete de Crise foi formado com membros da administração e pesquisadores das áreas de virologia, epidemiologia e infectologia.

O Gabinete de Crise terá a função de orientar as ações dentro da Universidade, bem como ajudar o município de Campos dos Goytacazes na prevenção ao vírus. Na próxima segunda-feira, 16/03, haverá uma mesa-redonda sobre o coronavírus, marcada para às 16h. Prevista incialmente para ocorrer no auditório do Hospital Veterinário, a mesa redonda foi transferida para a Quadra do Prédio E1, a fim de evitar ambientes fechados.

O Reitor afirmou que a probabilidade de o coronavírus chegar à UENF não é baixa, por diversas razões. “A partir do momento em que o vírus for constatado no município, não teremos outra alternativa que não seja suspender as atividades da Universidade”, disse. “Até lá, me parece muito mais seguro manter nossos estudantes aqui, onde não temos ainda nenhum caso”.

Por determinação da Reitoria estão suspensas por 30 dias, a partir de 16 de março todas as atividades extracurriculares. Projetos como o Conhecendo a UENF, Terceira Idade em Ação e Feira de Ciências, por exemplo, já tiveram suas agendas suspensas.

Recomenda-se fortemente aos servidores que suspendam viagens, principalmente ao exterior e, caso isso não seja possível, que ao retornarem fiquem em quarentena, em casa, por 14 dias. Com relação à Colação de Grau, prevista para o final do mês de Março, a Reitoria estuda a realização de cerimônias menores, ao ar livre e sem a presença de convidados externos.

Para evitar filas e aglomeração dentro do Restaurante Universitário, a partir da próxima semana a empresa responsável pelo fornecimento das refeições trabalhará com o sistema de “quentinhas” e cada consumidor deverá ter em mãos seus próprios talheres. Haverá a colocação de mesas nas áreas externas do restaurante. A empresa Ferthymar, que atua na limpeza do campus, está sendo orientada a reforçar as medidas de higiene, aumentando a frequência da limpeza das mesas, maçanetas, entre outros itens. Será disponibilizado álcool em gel junto aos recepcionistas nos diferentes prédios da UENF.

Outras medidas de cunho geral e amplamente divulgadas devem ser fortemente incentivadas em todos os setores: lavar com frequência as mãos com água e sabão, e quando não for possível, fazer uso do álcool em gel, seguindo as orientações de higiene básica; permanecer em ambientes com ventilação natural; evitar aglomerações.

Veja abaixo um resumo dos principais itens colocados pela Reitoria da UENF:

1 – Criação do Gabinete de Crise, com a Reitoria e outros professores da área de saúde;

2 –    Suspensão imediata das atividades extracurriculares;

3 –    Formatura em ambiente aberto;

4 –    Suspensão temporária dos Projetos Terceira Idade em Ação, Conhecendo a UENF e Feira de Ciências;

5 –    Forte recomendação para que os membros da comunidade universitária não realizem viagens. Os que estão em viagem, quando voltarem, devem fazer quarentena;

6 –    Aumento das medidas de higiene pela empresa Ferthymar;

7 –    Restaurante Universitário: para evitar aglomeração será feita distribuição de quentinhas e os consumidores deverão trazer seus talheres, sendo mantidas as três opções de proteína;

8 –    Manter comunicação constante com a comunidade.

A UENF pauta suas ações com base em dados oficiais, mantendo cautela, transparência, tranquilidade e responsabilidade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813