Comitiva chegou ao campus de helicóptero; em seguida o grupo seguiu em uma van da UENF, junto com a reitora Rosana Rodrigues, para a inauguração da Ponte da Integração, que vai ligar São Francisco e São João da Barra

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, recebeu na manhã desta quarta-feira, 12/02/25, uma comitiva do Governo do Estado e da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana que participou da inauguração da Ponte da Integração. O secretário de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Dr. Deodalto José Ferreira, chegou de helicóptero ao campus da UENF, acompanhado dos deputados estaduais Rafael Nobre e Val Ceasa, além do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto.
Todos se dirigiram à inauguração da Ponte da Integração em uma van da Universidade. Também acompanharam a viagem a chefe de Gabinete da Reitoria, Etiene Marques Ambrósio; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (CCTA), professor Alexandre Pio Viana; e o delegado sindical do Sintuperj Paulo César Fernandes.
Ao receber a comitiva, a reitora Rosana Rodrigues deu as boas-vindas, colocando o campus universitário à disposição dos representantes do poder público sempre que houver necessidade. O secretário Dr. Deodalto agradeceu, também colocando a Secretaria Estadual de Agricultura à disposição da Universidade.
— A UENF está sempre de portas abertas para receber todos os integrantes do governo do Estado. É uma grande satisfação para nós receber todos vocês. A UENF é uma extensão de todas as secretarias do estado — disse Rosana.

Segundo o secretário, hoje é um dia histórico, uma vez que está sendo inaugurada uma ponte que é aguardada há mais de 40 anos na região.
— Estamos vivendo um momento histórico. Estamos inaugurando uma obra que é esperada há mais de 40 anos. Essa ponte vai ser uma ligação muito grande com São Francisco de Itabapoana e vai melhorar muito a vida de todos os agricultores e pecuaristas locais, diminuindo o tráfego naquela região. Isso é muito importante — afirmou.
Dr. Deodato disse ainda que a passagem pela UENF no dia de hoje reflete o seu desejo de conhecer a Universidade com vistas a futuras ações conjuntas.
— Eu falei com a Rosana que viria visitar o campus, pois queria conhecer a universidade. Então o Val sugeriu que a gente pousasse aqui e fôssemos juntos à inauguração. Mais tarde vamos conversar bastante sobre o que podemos fazer para ajudar vocês — disse.
A reitora falou da satisfação em receber o secretário de Agricultura do Estado, bem como os demais presentes.
— É com muita satisfação que a gente recebe hoje o secretario de agricultura, que veio prestigiar o evento da inauguração da ponte tão esperada pela comunidade da região, e também os nossos deputados. É sempre uma satisfação receber essas pessoas e mostrar um pouquinho da nossa universidade, que também tem esse viés de desenvolvimento econômico, baseado na ciência e tecnologia. Que assim eles possam conhecer um pouquinho do nosso trabalho aqui na universidade — afirmou Rosana.

Representando a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, falou da importância da proximidade com a Academia.
— A UENF é uma grande parceira do município. Inclusive através do projeto da Identificação Geográfica (IG) do abacaxi Norte Fluminense. Dentro deste projeto, a gente já deu entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A parceria com a UENF é um ato contínuo. A gente vai trabalhar agora num projeto-piloto chamado Agrônomo Residente. Já temos o aval da prefeita e pretendemos implantar num curto espaço de tempo — disse.
Sobre a Ponte da Integração, ele reforçou que é uma importante via de ligação entre três municípios.
— A gente vai trabalhar neste sentido de turismo, escoamento da produção, em diversas outras situações — afirmou o secretário.
A Ponte da Integração vai ligar os municípios de São Francisco e São João da Barra. Com a ponte, o trajeto entre os dois municípios vai ser encurtado em aproximadamente 80 quilômetros. A obra, lançada em 2024, está orçada em mais de 77 milhões, incluindo asfaltamento das estradas RJ 194 e 196 num total de 18 km.
(ASCOM / UENF)