
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (ProAc) já contabilizou mais de 100 inscrições para o curso de capacitação sobre “Adaptações pedagógicas em sala de aula para estudantes neurodivergentes, especialmente os estudantes com TEA e TDAH”. O evento será voltado a toda comunidade acadêmica envolvida na docência da UENF e vai acontecer no dia 29/05/25, de 14h às 18h. Os interessados ainda podem se inscrever.
O link para inscrições é este: https://forms.gle/4sveQwBkv1wbDRfk6
O evento será no Anfiteatro 1, do Centro de Convenções da UENF.
— Este evento inicial do Programa de Apoio Psicológico e Pedagógico da ProAC tem como foco principal sensibilizar e capacitar os professores para atender às necessidades dos estudantes neurodivergentes, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), promovendo uma abordagem inclusiva e efetiva no ambiente acadêmico. Esperamos com esta ação despertar nos professores importância de adaptar suas práticas pedagógicas, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de prosperar educacionalmente — conta o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Milton Kanashiro.
Participantes no curso
Entre as participantes estarão a doutora Mayra Silva de Souza, psicóloga do setor de Apoio Psicológico e Pedagógico da ProAc. Mayra possui doutorado em Psicologia – Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental.
Também a doutora Suely Fernandes Coelho Lemos, pedagoga de Apoio Psicológico e Pedagógico da ProAc. Suely é doutora em Educação, na linha de Representações Sociais.