UENF lança nova modalidade de ingresso destinada a medalhistas de olimpíadas científicas

Candidatos não precisam ter feito a prova do ENEM nem se inscrever no SiSU

A UENF lançou o edital UENF Olímpica 2026, que cria uma nova modalidade de ingresso nos cursos de graduação da instituição, independente do Sisu. O processo é voltado para estudantes que se destacaram em olimpíadas do conhecimento, nacionais ou internacionais, nos anos de 2024 e 2025.

Ao todo, são 43 vagas distribuídas entre os campi de Campos dos Goytacazes (39 vagas) e Macaé (4 vagas). As oportunidades contemplam cursos como Engenharia Civil, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Matemática, Física, Agronomia, Administração Pública, entre outros.

Podem se inscrever estudantes premiados com medalhas em olimpíadas ou competições científicas de nível médio, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), de Biologia (OBB), de Química (OBQ), de História (ONHB) e diversas outras listadas no edital. Cada candidato pode concorrer a até duas opções de curso, e a classificação será feita conforme a pontuação da premiação obtida.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 10/11/25, por meio de formulário eletrônico disponível no site da UENF. É necessário anexar documentos que comprovem a premiação, histórico escolar e documento de identificação, todos em formato PDF.

O resultado final será divulgado em 28/11/25, e as matrículas ocorrem a partir de 12/01/26. O edital também prevê reserva de vagas para candidatos de ações afirmativas, incluindo egressos de escolas públicas, pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência.

Mais informações estão disponíveis em uenf.br/graduacao ou pelo e-mail inscricoes.prograd@uenf.br.

(Texto: Giovanna Toledo, estagiária, sob supervisão da jornalista Fúlvia D’Alessandri – ASCOM/UENF)

NOTÍCIAS

EDITAIS