Fotografia de servidor da UENF ganha concurso do PELAG

• Categoria do post:Notícias

Com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Parque Estadual da Lagoa do Açu realizou o II Concurso de Fotografia do PELAG, com o objetivo de homenagear a Semana do Meio Ambiente, integrando a comunidade e a unidade de conservação ambiental.

Maurício Falcão, servidor técnico-administrativo da UENF, garantiu o primeiro lugar com uma foto tirada pouco antes da pandemia. A escolhida foi a clúsia, um arbusto nativo do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

A clúsia pertence à família clusiaceae e possui mais de 300 espécies. Foto: Maurício Falcão.

Ao todo, concorreram sete finalistas. Com votação popular, a principal exigência do concurso é que a foto fosse de dentro da unidade de conservação.

“Eu já tinha várias fotos feitas no PELAG, uma região muito bacana e que eu conheço bastante. Fiquei sabendo do concurso através do comunicado interno da Universidade e muitas pessoas também fizeram contato comigo, me incentivando a participar”, completou.

De acordo com Maurício, a iniciativa é um importante para aproximar as pessoas do meio ambiente, com uma convivência mais responsável. Para ele, participar do concurso foi gratificante.

“Precisei visitar o meu acervo para escolher a foto e fazer a inscrição. Algumas delas foram tiradas pouco antes da pandemia, poder relembrar tudo o que eu já vivi no PELAG, todo o trabalho desenvolvido por lá, foi um alívio muito grande pra alma. Meu maior prêmio foi participar, dar uma parada e reviver isso”, finalizou.