PELAG completa 10 anos com extensa programação

Parque Estadual Lagoa do Açu (Fonte: INEA)

Começou hoje e vai até domingo, 20/03/22, a programação de aniversário do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG). Criado em 2012 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Parque completa 10 anos no dia 20/03/22. Na programação, constam diversas atividades, tais como feira de ciências, competições esportivas, visita guiada, passeio ciclístico, plantio de mudas, concurso de fotografia, entre outras. 

Localizado no litoral da Região Norte do Estado do Rio de Janeiro, o PELAG possui área total aproximada de 8.251,45 hectares, abrangendo parte dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. O parque abriga um enorme banhado, duas lagoas, importantes áreas de restinga e uma extensa faixa de praia, local de desova de tartarugas marinhas. A região ainda é local de pouso e nidificação de aves migratórias e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção. 

Dentre os seus objetivos, está assegurar a preservação da restinga do Estado, bem como recuperar áreas degradas ali existentes; assegurar a preservação de áreas úmidas remanescentes no litoral Norte Fluminense, especialmente a Lagoa do Açu e o banhado Boa Vista; e manter populações de animais e plantas nativas, além de oferecer refúgio para espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas. 

Também tem por objetivo estimular o ecoturismo como alternativa sustentável de geração de emprego e renda, assegurar a continuidade da prestação dos serviços ambientais proporcionados pela biodiversidade e pelos corpos hídricos locais; oferecer oportunidades de visitação, recreação, aprendizagem, interpretação, educação, pesquisa científica e relaxamento, além de resguardar de ocupação amostras representativas das praias do litoral Norte Fluminense. 

Veja a Programação completa AQUI. Saiba mais sobre o PELAG no site do Inea.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo