UENF e Paraesporte celebram a chegada da primavera com o plantio de árvores

Para celebrar a chegada da Primavera e o Dia da Árvore, representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do projeto Paraesporte plantaram 12 árvores no campus da Universidade. A atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro, reunindo alunos e seus familiares. As mudas de tamarindo, ingá, ipê, pitanga e graviola foram plantadas próximo ao Espaço da Ciência.

De acordo com Fábio Coboski, coordenador do programa, o plantio das mudas é um ato de responsabilidade social.

“Nós sempre buscamos envolver os nossos alunos nas ações da sociedade, porque a pessoa com deficiência tem que estar inserida em todas as atividades. O plantio dessas árvores é um ato representativo para nós. Com essa atitude, nós desenvolvemos a consciência ambiental e incentivamos os nossos alunos a cumprir com o seu papel de cidadão, cuidando do meio ambiente”, completou.

Rafael dos Santos é aluno do Paraesporte e, pela primeira vez, teve a oportunidade de plantar uma árvore. Para ele, o momento foi de satisfação e alegria.

“Estou feliz da vida e com orgulho de plantar essa árvore linda. Gosto muito do projeto, da atividade na piscina, da dança, do futebol. Eu fui acolhido no Paraesporte e só tenho a agradecer”, falou.

Raul Palacio, reitor da UENF, participou do plantio das mudas e destacou a importância da inclusão dentro da Universidade.

“Atos como este são importantes para a UENF, para o projeto e para a sociedade como um todo. Muitos discutem sobre direita e esquerda e, na verdade, nós precisamos é discutir sobre projetos que são inclusivos e projetos que são excludentes. O sentido do Paraesporte é da inclusão, por isso é fundamental que ele aconteça dentro da Universidade”, ponderou.

Para Raphael Thuin, idealizador do Paraesporte e vereador, o plantio das mudas marca a nova etapa do programa, que foi acolhido pela UENF em julho deste ano.

“Eu só tenho a agradecer à UENF. Hoje é um dia muito simbólico, representa o renascimento do Paraesporte num novo lugar. O projeto enche o nosso coração de orgulho. Tenho certeza de que o Paraesporte vai crescer muito ainda, para ajudar ainda mais as pessoas especiais e suas famílias”, pontuou.

O programa é gratuito e foi iniciado em Campos no ano de 2017. Cerca de 200 alunos são assistidos com aulas de natação, dança, iniciação desportiva, futsal e vôlei. Recentemente, foram abertas turmas de hidroginástica e dança para os pais e responsáveis dos alunos. O Paraesporte é o maior projeto público esportivo do país voltado para pessoas com deficiência.