Assédio moral e sexual é tema de pesquisa realizada na UENF

A graduanda em engenharia de produção, Poliana Romero, está realizando uma pesquisa sobre assédio na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O trabalho é orientado pela professora Gudélia Morales e tem como objetivo avaliar e mensurar o grau de impacto do assédio na vida das estudantes de graduação da UENF.

A ideia para a realização da pesquisa intitulada como “Um estudo sobre o assédio moral e sexual na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)”, surgiu em 2018, após rodas de conversas promovidas pelo coletivo “Mulheres Uenfianas Marielle Franco”, momento eu que surgiram denúncias sobre assédio.

“A presente pesquisa é um modo de identificar essas formas de violências/opressões que não são óbvias e precisam ser combatidas para não se repetirem na sociedade e no mercado de trabalho. A pesquisa também visa deixar mais evidente a importância de falar sobre o tema e identificar as formas de assédio, visto que muitas mulheres não reconhecem que estão sofrendo esse tipo de violência.  Por essa razão torna-se tão relevante abordar esse tema”, explica Poliana.

Para a realização da pesquisa, será aplicado um questionário online para todos os alunos de graduação da UENF, que deverá ser respondido até o dia 30 de agosto de 2020. Não será necessária a identificação do(a) graduando(a) e todas as respostas serão sigilosas. Os interessados devem acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/1X9T_-l96sZ79zkYAaDyUFf2hodkCb3XiZvjLRzhdwUQ/edit?ts=5e3c6380