CAPES retomou edital de programa que enviará 486 educadores de língua inglesa para os Estados Unidos; resultado sai em agosto
A CAPES retomou o Edital n° 30/2019, do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), que havia sido suspenso em 2020 por causa da pandemia. As atividades acadêmicas nos EUA estão previstas para acontecer entre 16 de janeiro e 24 de fevereiro de 2023. O embarque deve ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de janeiro.
O período para reapresentação dos documentos comprobatórios no sistema de inscrição ficará aberto de 2 a 30 de maio. Só os candidatos já inscritos no edital e com documentação validada na etapa de análise anterior poderão participar. Em julho, haverá inscrição e realização para o teste de proficiência em língua inglesa.
A divulgação do resultado preliminar está prevista para 15 de agosto, com cinco dias corridos para recurso, e resultado final do dia 26 do mesmo mês.
Sobre o Programa
O PDPI é desenvolvido em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, do governo dos EUA. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis meses em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.
O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma.
(Fonte: Redação CCS/CAPES)