Centro Acadêmico de Administração Pública realiza evento acadêmico no CCH

O Centro Acadêmico de Administração Pública (CAAP) Leonel Brizola realizou na última segunda-feira,13/05/24, no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH), o evento acadêmico “Perspectivas estudantis: trajetórias na iniciação científica e extensão universitária”.

O evento contou com apresentações de pesquisas de nove estudantes do curso de Administração Pública da UENF, que também participam de projetos de extensão dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia. Foram eles: Amanda Durães de Jesus, Davi Athaydes Leite, Joana Ferreira Machado, Kaio Ribeiro Bárbara, Kaue Nogueira de Souza, Luciano de Castro Silva, Maria Eduarda Gomes Vieira, Pedro Lucas da Silva Bernardo e Raphael Soares Antunes Leal.

A presidenta do CAAP Leonel Brizola, a estudante de Administração Pública da UENF, Samara de Souza Cruz, disse que o objetivo principal do evento é mostrar para os calouros os temas principais das pesquisas que temos no CCH e introduzi-los na iniciação científica, saber a temática de cada professor, com os alunos falando das suas experiências, o que eles estudam.

— Quando eu entrei, não tive esta oportunidade. Interessante que os orientadores não são só de Administração Pública, são de Ciências Sociais e Pedagogia também, e aqui existe uma troca para tornar o CCH plural como a gente quer — afirmou Samara.

O evento foi mediado pelo membro do CAAC Leonel Brizola, estudante de Administração Pública da UENF, Davi Athaydes Leite. Segundo ele, a pesquisa na iniciação científica é o primeiro passo para uma carreira acadêmica.

— Quando a gente entra na iniciação científica a gente quer ter uma bolsa e o maior incentivo para a gente entrar em uma bolsa é o dinheiro para a nossa permanência na universidade. A partir disto a gente tem a oportunidade de aprender, de tomar gosto pela pesquisa, seja na iniciação científica, seja na extensão. Na graduação a gente tem de fazer um trabalho de conclusão de curso e a iniciação científica é o primeiro passo para quem quer ter uma carreira acadêmica, fazer mestrado, doutorado — destaca Davi.