Professoras vinculadas ao Polo Arte na Escola – UENF ganham Prêmio Arte na Escola Cidadã

Duas professoras vinculadas ao Polo Arte na Escola – UENF foram agraciadas com o Prêmio Arte a Escola Cidadã 2023, o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de Arte. O Prêmio faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país. As duas finalistas são Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo e Beatriz Póvoa Coutinho, que concorreram na categoria Ensino Médio.

Campeão nacional na categoria Ensino Médio, o projeto de Amanda, “Arte e Espaços: Visualidades, Afetos e Pertencimento em São João da Barra” foi realizado em 2022 com turmas de segundo ano do Ensino Médio integrado, do Instituto Federal Fluminense – Campus São João da Barra. Já Beatriz ganhou Menção Honrosa com o projeto “Marias, não se calem!”, realizado em 2022 no Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes, com alunos das turmas de segundo ano do Ensino Médio.

Amanda conta que a maior parte do projeto foi desenvolvida no período da pandemia e partiu de uma inquietação dela como professora da São João da Barra. Ela percebia que os alunos não tinham uma visão muito positiva do município.

— Percebia que eles não tinham uma relação afetiva com o município e aquilo me incomodou. Então a gente começou a analisar esses espaços a distância. Trabalhamos com alguns artistas que produziram obras de arte em São João da Barra com o objetivo de desenvolver nos alunos um olhar estético, reforçando a importância do valor simbólico, da memória e do afeto com os espaços, com as nossas origens — explica.

Ao final, o grupo construiu o mapa afetivo de SJB, inicialmente digital e depois no papel, tendo o IFF como o ponto central. Como desdobramento do trabalho, o projeto vai ser registrado num documentário que já começou a ser produzido.

O projeto “Marias, não se calem”, que ganhou Menção Honrosa, envolveu leituras, pesquisas, debates, oficinas, produções, exposições artísticas, performances e teatros sobre o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

— Durante a realização do projeto, os alunos puderam exercer protagonismo de forma crítica e criativa, sensibilizando-se e sensibilizando a comunidade para o combate a esse grave problema social — explica Beatriz.

Amanda, desde a sua formação inicial, é participante do programa de formação continuada do Polo Arte na Escola UENF (coordenado pela professora Simonne Teixeira e pelos PNS Danuza da Cunha Rangel e Wagner Nóbrega Torres), projeto do qual já foi bolsista Universidade Aberta também.

Atualmente ela é professora pesquisadora no projeto “Arte e Cultura na Escola Pós-pandemia: Acolhimento. pertencimento e cinestesia”,  financiado pela FAPERJ, também coordenado pela pofessora Simonne Teixeira e pela PNS Danuza Rangel,  que acontece também em parceria com o Polo Arte na Escola – UENF.

Amanda possui mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2012) e licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Filosofia de Campos (2010). Atualmente é professora de Artes do Instituto Federal Fluminense e Coordenadora da Disciplina Arte Visuais e Educação no curso de Pedagogia EAD do CEDERJ/UENF.

Beatriz,  desde a sua formação inicial, é participante do programa de formação continuada do Polo Arte na Escola UENF. Graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Fluminense (2012), pós-graduada em Metodologia do Ensino de Artes e em Especialização Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio (ForEmp) é graduanda no curso de História da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Docente I no Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, na disciplina Artes Visuais, Empreendedorismo e Projeto de Vida e o Mundo do Trabalho no Ensino Integral e Regular.