Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UENF) tem nova plataforma para submissão de propostas

A fim de otimizar a tramitação de propostas envolvendo o uso de animais para fins científicos na instituição, a Reitoria da UENF adquiriu recentemente um novo software. Todo o processo de submissão, avaliação, acompanhamento dos projetos de pesquisa e plano de aula é acompanhado num ambiente online. Além disto, o aplicativo gera relatórios detalhados, incluindo com disposição gráfica das atividades da CEUA, envio de convocação de reunião, sistema de criação de atas inteligentes, rastreamento de documentos, definição de documentos obrigatórios para submissão, etc. 

O software é baseado no Formulário Unificado de Solicitação para Uso de Animais em Experimentação, conforme disposto na Resolução Normativa MCTI/CONCEA n°27, de 23 de outubro de 2015, e permite o cumprimento das normas de funcionamento das CEUAs institucionais conforme Resolução Normativa MCTI/CONCEA n°01, de 09 de julho de 2010 e a Lei Federal n°11.794, de 08 de outubro de 2008.

O professor Clóvis de Paula Santos, coordenador da CEUA-UENF, informa que o sistema anterior encontrava-se defasado. A versão havia sido desenvolvida em 2011 e funcionado bem, porém, à medida que o tempo passou e sem as devidas manutenções, este programa ficou obsoleto e inoperante em algumas ocasiões por falhas técnicas. Além disto, o antigo formulário contemplava apenas projetos de pesquisa. A parte do uso de animais para ensino, por exemplo, não estava contida. A proposta de atualização do sistema vem desde 2016 e agora foi concretizada.

O sistema esta disponível na página da Pos-Graduação da UENF, em pesquisa, apoio ao pesquisador, comissão de ética de uso animal (https://novo.ceua.uenf.br/).

NOTÍCIAS

Nota de pesar

A UENF lamenta o falecimento do escritor e jornalista campista Vilmar Rangel,

EDITAIS