Faperj abre edital para incentivar mulheres pesquisadoras

Em uma iniciativa inédita, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou recentemente o edital “Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação – 2021”.

A ação visa apoiar a participação feminina em áreas onde, tradicionalmente, a atuação masculina é predominante. O processo vai beneficiar meninas e mulheres da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que conta com cursos e projetos nessas áreas.

Os recursos aprovados são da ordem de R$1,5 milhão, com a possibilidade de concessão de bolsas nas modalidades: Pré-iniciação científica (Jovens Talentos – JT), Iniciação Científica (IC) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT). As propostas devem ser submetidas até o dia 14/06/21. Todas as informações estão disponíveis no site da Faperj.

Os incentivos serão destinados às meninas e mulheres da Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica com projetos desenvolvidos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Com o lançamento do edital, a Faperj quer incentivar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico nas Ciências Exatas e da Terra, na Computação e nas Engenharias, estimulando as alunas do ensino fundamental e médio a se tornarem futuras pesquisadoras nesses setores.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Maura da Cunha, o projeto chega num momento de grande relevância, quando se discutem em todo o país as questões de desigualdades de gênero e o desmonte da ciência brasileira.

“A Organização das Nações Unidas aponta que 35% dos estudantes do mundo nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática são mulheres. Por muitas vezes, atuam na invisibilidade, impedindo que alcancem cargos de relevância em cenários de tomadas de decisões na Ciência. Precisamos mudar estas estatísticas, promover dinâmicas e processos que alertem para este assunto. Certamente um dos caminhos é o incentivo e aumento de editais nessas áreas”, ponderou.