I Festival Paraesporte/ENEL na UENF

O Projeto Paraesporte realizou na última sexta-feira (11/08), na quadra do CCH/UENF, o I Festival Paraesporte/ENEL do Projeto A Luz da Inclusão, por meio da Lei de Incentivo Fiscal do Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com jogos de várias modalidades esportivas, como natação, vôlei de praia, equoterapia, bocha, entre outros esportes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UENF, Raul Palácio; e da vice-reitora, Rosana Rodrigues. O reitor afirmou que o Projeto Paraesporte é um exemplo de parceria público privada.

— Com poucos recursos conseguimos levar este projeto para frente com resultados interessantes. O Paraesporte atende a uma faixa específica da sociedade, que não tinha atendimento. A UENF é a única universidade do Brasil na qual os extensionistas e seus familiares são como alunos. A gente cuida deles com muito carinho. Nosso objetivo é fazer as pessoas cada vez mais felizes  — disse Raul.

O presidente da Associação Paraesporte, Raphael Thuin, considerou que o projeto, além de uma oportunidade social, forma atletas.

— Nossos atletas representaram o Brasil na Copa do Mundo de Futebol Unificado e conseguiram também medalhas de prata no futsal e bronze no vôlei. São pessoas que não pensavam em sair do Brasil e chegaram a Dubai, Abu Dhabi e Detroit. A UENF é uma grande parceira, que cuida dos atletas. Aqui eles jogam, almoçam, jantam, é a segunda casa deles. É uma grande família. Esperamos ajudar estas pessoas por muitos e muitos anos — destacou Thuin.

O bispo Dom Fernando Rifan comentou sobre o Projeto Paraesporte.

— É um trabalho muito bom, de caridade e amor, que é muito importante. Deus abençoe a todos — pontuou o bispo Rifan.

O atleta de basquete, João Felipe Santana, comentou que gosta muito de jogar basquete.

— Eu gostei muito do Festival de Esporte. Adoro também cantar e dançar. Meu ídolo é Luan Santana — contou João, que é vinculado à APOE.

O evento teve as presenças do bispo Dom Fernando Rifan; de Maxsuel Crispim, do setor de Perdas Nortes da ENEL; Alessandro Bastos, responsável pela Manutenção e Emergência de Campos e região da ENEL; Neilton Ribeiro da Silva, diretor presidente do Sicoob Fluminense; Mariana Goulart, diretora da,APOE; Regina Célia, presidente da APAE; Taynara Rampini, analista de sustentabilidade da ENEL; Verônica Motta, vice-diretora do Colégio Eucarístico; Gerlane Oliveira, da Federação Estadual das APAEs: Emilio Martins, presidente do GTV Resgate; Janina Medalhista; Guilherme Júnior, da Vasco Academy; José Augusto Alves Bastos Júnior, professor da APAPE; funcionários, professores, estagiários do projeto, alunos e familiares.

O Paraesporte é um projeto de inclusão social de pessoas com deficiências, que iniciou há 14 anos em Rio das Ostras e na atualidade funciona em 10 municípios. O projeto, coordenado por Fábio Coboski, tem apoio da UENF, Governo do Estado do Rio de Janeiro, ENEL, Sicoob Fluminense, Zooloja e Nutrimax.