Mercedes Bustamante assume a presidência da CAPES

Professora da UnB, pesquisadora é reconhecida mundialmente por estudos sobre mudanças climáticas e foi diretora da Fundação

A bióloga Mercedes Bustamante é a nova presidente da CAPES. O nome foi anunciado nesta sexta-feira, 6 de janeiro, em entrevista à imprensa concedida por Camilo Santana, ministro da Educação. A coletiva ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Bustamante é a quinta mulher a assumir a presidência da Fundação.

Antes de apresentar Mercedes Bustamante e outros integrantes de sua equipe, Camilo Santana disse que “trabalhamos nesses últimos dias não só para nos aprofundar nos números do ministério, mas formar um time”. O ministro aproveitou para agradecer ao presidente Lula pela confiança depositada nele para trabalhar pela reconstrução da educação.

Nascida no Chile, mas também com nacionalidade brasileira, Mercedes Bustamante é professora titular da Universidade de Brasília (UnB) no Departamento de Ecologia, integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2015 e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, título recebido em 2018. Ela também integra a Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

“Quero tranquilizar os bolsistas: o pagamento das bolsas está assegurado. À comunidade acadêmico-científica, digo que ampliaremos o diálogo e manteremos uma comunicação constante. Quanto aos servidores da CAPES, lembro de ficar impressionada com a qualidade dos quadros quando fui diretora. Eles devem ser valorizados”, disse a presidente da CAPES. Mercedes Bustamante foi diretora de Programas e Bolsas no País em 2016 e diretora de Políticas e Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2010 a 2013.

Mercedes Bustamante é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Ciências Agrárias – Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutora em Geobotânica pela Universidade de Tréveris, na Alemanha. A cientista se dedica, principalmente, a pesquisas em Ecologia de Ecossistemas, sendo uma das maiores autoridades do Brasil em estudos sobre mudanças climáticas e sobre o bioma Cerrado. Também atua em temas como mudanças no uso da terra e biogeoquímica.

Em 2020, ela figurou na lista do portal Web of Science, que divulga os nomes mais citados do mundo em publicações e trabalhos científicos. O nome de Mercedes Bustamante apareceu junto ao de outros 18 cientistas brasileiros.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES