Nota da Pró-reitoria de Graduação – Monitoria

O Programa de Monitoria é voltado para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UENF.

Nas modalidades remunerada e voluntária, em conformidade com o Regimento Geral da UENF, tem o propósito básico de elevar o nível de aprendizado dos alunos, promovendo contato mais estreito entre discentes e docentes e com o conteúdo das matérias da(s) disciplina(s) envolvida(s).

Como objetivos secundários, pode-se destacar
• despertar no aluno de graduação da UENF o interesse pela carreira docente;
• propiciar ao monitor a oportunidade de enriquecimento didático-científico, capacitando-o a de-
senvolver melhor as atividades de ensino;
• auxiliar os professores na orientação de alunos visando a execução dos planos de ensino, a inte-
gração dos discentes na universidade, inclusive na orientação acadêmica e no estabelecimento de
diretrizes de verificação de aprendizagem

Com ingresso por edital periódico, o programa procura atender demanda manifestada pelos cursos de
graduação. A gestão do programa é realizada por comissão com presidente indicado pela PROGRAD
e representantes indicados pelos Centros.

Comissão de Monitoria:

Presidente da Comissão: Profa. Nádia Rosa Pereira
Representante do CCTA: Prof. Wilder Hernando Ortiz Veja
Representante do CBB: Prof. Renato Augusto DaMatta
Representante do CCT: Prof. Luis Guilherme Mansor Basso
Representante do CCH: Profa. Paula Mousinho Martins

Secretária:
Marta Valéria Lanunce

e-mail de contato: monitoria.prograd@uenf.br

Documentos que regem a monitoria:

Monitoria Remunerada (Bolsa) – Resolução 001-2004

Monitoria Voluntária – Regulamentação 01-2005

Formulários para envio de relatório semestral:

Obrigatório para monitores remunerados e voluntários

Os três formulários devidamente preenchidos, assinados e conferidos pelo professor responsável devem ser enviados para a Comissão de Monitoria via e-mail monitoria.prograd@uenf.br, com cópia para o representante da Comissão de Monitoria do Centro. Os formulários devem ser assinados preferencialmente pelo Gov.br.

Relatório Mensal de Atividades (assinado pelo estudante e pelo professor responsável)

Relatório Semestral de Atividades (assinado pelo estudante e pelo professor responsável)

Formulário para Avaliação Semestral (assinado pelo estudante)