Nota de Falecimento – Professor Antonio Rodrigues Cordeiro

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, comunica o falecimento do professor Antonio Rodrigues Cordeiro, ex-diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia – CBB, no período de 04/1996 até 01/1997.

Natural de Bagé/RS, o professor Cordeiro veio para a UENF a convite do então senador Darcy Ribeiro e do professor Wanderley de Souza, foi um dos pilares na construção da universidade, sendo um dos responsáveis pela implantação do Laboratório de Biotecnologia, do Centro de Biociências e Biotecnologia – CBB, cuja biblioteca tem o seu nome.

Membro titular da Academia Brasileira da Ciências, desde 1981, o professor Cordeiro fez parte da equipe que projetou a Universidade de Brasilia e foi responsável pela implantação de Laboratórios de Genética na UFRGS, UFRJ entre outras universidades. O professor foi também, um dos responsáveis pela integração dos cientistas russos nas pesquisas da recém implantada UENF.
Trabalhando sempre em tempo integral, dedicou-se sucessivamente a pesquisas de análise genética e citogenética de populações naturais de drosófilas; polimorfismos moleculares em plantas, drosofilas, Culex, e Cavia; efeitos das radiações, especiação natural e experimental, em drosófilas; cultura de tecidos e transformação genética de vegetais.

O professor Cordeiro faleceu neste domingo, 16/05, e seu sepultamento acontece nesta segunda-feira, em Porto Alegre/RS

A Reitoria da UENF lamenta profundamente a perda e, neste momento de dor, transmite sentimentos de conforto e desejo de força aos familiares e amigos.