Nota de falecimento – Professor Emérito Helion Vargas

É com profundo pesar e consternação que a UENF comunica o falecimento do professor Helion Vargas, ocorrida nesta sábado, 12 de agosto de 2023.

Helion, que ingressou na UENF em 1996 como professor titular, era integrante da equipe do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS). Em 2013 recebeu a medalha Darcy Ribeiro, maior comenda da Universidade, pelos trabalhos relevantes produzidos na UENF.

Em 1998, o professor Helion foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Presidência da República. O professor era também Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi também Cientista Nosso Estado FAPERJ, em 2000, 2001, 2003, 2005, 2006, 2009, 2011 e 2013. Em 2011 o professor Helion Vargas foi homenageado com o mais alto prêmio conferido pela Comunidade Científica Internacional de Fenômenos Fototérmicos e Fotoacústicos pela sua relevante contribuição nesta área (Senior Prize of the IPPA, International Photoacoustic and Photothermal Association).

Com passagem por diversas universidades brasileiras e internacionais, sua produção científica envolve quase 300 artigos publicados, mais de 70 orientações de mestrado e doutorado, além de autoria e organizações de livros.

O professor era muito admirado e estimado pelos alunos e colegas de trabalho. Ao saber da notícia de seu falecimento, a equipe do LCFIS, emitiu uma nota:

“Com pesar profundo, nós, colaboradores e amigos do professor Helion Vargas, comunicamos à nossa comunidade universitária o seu falecimento no último sábado, dia 12/08/2023. O professor Helion, como muitos o chamavam com respeito e admiração, desempenhou um papel fundamental na fundação da UENF e teve uma influência direta na sua construção. Sua notável competência científica o levou a ser um dos fundadores do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS).

É inegável que sua liderança como chefe do laboratório proporcionou uma orientação sólida e fundamentada para a consolidação do LCFIS, desde o seu ingresso em 1996. É importante mencionar que sua influência se estendeu para além das fronteiras da UENF. O professor Helion Vargas foi mentor de muitos dos docentes que hoje se destacam na área de Fenômenos Fototérmicos no LCFIS, na Unicamp, na Universidade Estadual de Maringá, no Brasil e em instituições estrangeiras por onde passou. Sua abordagem inspiradora ampliou horizontes e possibilidades para jovens pesquisadores, e sua crença em continuar a explorar a ciência nunca esmoreceu.

Sua dedicação era notável, sendo presença constante no LCFIS, inclusive durante fins de semana. Assim, para sempre associaremos o nome do professor Helion Vargas à história do LCFIS, a ponto de recordarmos o nosso laboratório como “Laboratório de Ciências Físicas Helion Vargas”. Suas palavras e ações motivadoras continuarão a guiar e inspirar gerações de pesquisadores.”

A UENF se solidariza com familiares e amigos neste momento de perda de um grande cientista brasileiro.