UENF realiza Sessão Solene do Conselho Universitário pelos seus 30 anos de vida

Com o auditório do Centro de Convenções Oscar Niemeyer lotado, foi realizada na tarde da última quarta-feira, 16/08/23, a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) em homenagem aos 30 anos da UENF. Durante o evento, foram feitas homenagens a 45 servidores da Universidade, além da entrega da Medalha Darcy Ribeiro — honraria máxima concedida pela instituição — ao servidor Ademir Ribeiro Manhães, que atua na UENF desde 1994.

A cerimônia foi iniciada com uma apresentação do Coral da UENF, formado por servidores e alunos da Universidade e regido pela maestrina Érica Pontes. Em seguida, foi formada a mesa solene, com a presença do reitor Raul Palácio, dos pró-reitores e diretores de Centro. A sessão foi aberta pelo reitor, que agradeceu a todos os presentes e lamentou a perda do professor emérito da UENF Helion Vargas, ocorrida no último sábado, 12/08/23.

O professor Marcelo Gomes, do Laboratório de Ciências Físicas da UENF (LCFIS), prestou uma homenagem ao professor Hélion Vargas, seu colega de laboratório. Em seguida, o reitor propôs um minuto de silêncio em memória do professor Helion.

A mesa foi formada, além do reitor, pela pró-reitora de Assuntos Comunitários, Clícia Grativol; o pró-reitor de Extensão, Olney Vieira da Motta; o pró-reitor de Graduação, Manuel Antonio Molina Palma; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura da Cunha; o diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Vanildo Silveira; o diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano; o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Oscar Alfredo Paz La Torre; e o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Manuel Vazquez Vidal Júnior.

Foram homenageados os seguintes servidores do CBB: Ana Beatriz Garcia, Ana Paula Madeira Di Beneditto, Juliana de Azevedo da Silva, Marlene Flausindo dos Santos, Olga Lima Tavares Machado, Renato Augusto DaMatta e Valdirene Moreira Gomes.

Já o CCH prestou homenagem aos seguintes servidores: Adriana Luísa Figueiredo Ribeiro, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Daliane da Mata Almeida, Mauro Macedo Campos, Rodrigo Trindade Rodrigues e Wania Amélia Belchior Mesquita.

O CCT homenageou os servidores Eliane Nunes Gonçalves M. Santos, Guilherme Chagas Cordeiro, Maria Gertrudes Alvarez Justi e Rogério Almeida Ribeiro de Castro.

Já o CCTA prestou homenagem aos servidores Antonio Gesualdi Júnior, Elias Fernandes De Sousa, Herval Martinho Ferreira Paes, Karla Silva, Marcela Santana Bastos Boechat, Marcia Rezende Faes, Marcio Manhães Folly, Maria De Lourdes Amaral Bernardino Fernandes, Paulo Sergio Oliveira De Castro, Romildo Domingos Gottardo, Silverio De Paiva Freitas e Telma Nair Santana Pereira.

A Reitoria homenageou os seguintes servidores: Carlos Jober Brito de Barros, Eliane Vieira Parente, Etiene Marques Ambrosio, Gina Costa de Almeida Sanguedo, Hedwiges Fernandes de Souza Teixeira, Marcio Toledo Barreto, Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa, Marilene de Almeida Viana Reid Silva, Marta Valeria Lanunce, Paulo Cesar Gomes de Oliveira, Pedro Cesar da Costa Soares, Rodrigo Soares Manhães e Tania Virginia de Souza e Silva.

Foram ainda homenageados os servidores aposentados Edmundo Jorge Abílio, Gilberto Miranda dos Santos e Jorge Francisco Pinto Filho. A Medalha Darcy Ribeiro foi entregue pelo reitor ao servidor Ademir Ribeiro Manhães, cuja indicação foi sugerida pelo Sintuperj, pelo seu “comprometimento e atuação em momentos decisivos da história da Universidade”. Ao ser homenageado, Ademir foi bastante aplaudido pelos presentes.

A cerimônia contou com a exibição de um vídeo sobre os 30 anos da UENF, produzido pela Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM), e com o lançamento oficial do livro “Trinta Anos da UENF”, editado pela Eduenf (Editora da UENF). A coordenadora da Eduenf, professora Kátia Valevski Sales Fernandes, falou sobre o livro, que traz artigos sobre as Pró-Reitorias, Assessorias, Villa Maria, Centros, Sintuperj e DCE. O livro pode ser acessado virtualmente AQUI.

Em seu pronunciamento, o reitor ressaltou algumas datas importantes ao longo dos 30 anos da UENF, lembrando inicialmente o ano de 1989, quando foi realizado um abaixo-assinado com mais de 4 mil assinaturas em prol da criação da UENF. Lembrou ainda o ano de 1991, quando foi aprovado o estatuto da UENF; 2001, quando a Universidade conquistou sua autonomia administrativa, desligando-se da extinta Fenorte; e 2002, quando a UENF passou a integrar o sistema Cederj para a oferta de cursos semi-presenciais.

— A UENF é uma universidade extremamente premiada, com muito prestígio na região, no país e também internacionalmente. Está entre as 15 melhores universidades do Brasil de acordo com o MEC, ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos e conquistou por três vezes o prêmio de destaque na Iniciação Cientifica — ressaltou, acrescentando que a UENF já formou mais de 15 mil alunos na graduação.

Em relação aos últimos anos, o reitor relatou a superação de muitas dificuldades. Lembrou o ano de 2016, quando a instituição ficou sem recursos, e 2019, quando houve um processo de desvalorização das universidades em todo o país. Segundo afirmou, o cenário melhorou, com a volta de orçamentos dignos para as universidades e o aumento das bolsas da pós-graduação, porém ainda há uma luta importante: a retirada da Educação do Regime de Recuperação Fiscal.

Fechando a programação dos 30 Anos da UENF, foram realizados shows na Concha Acústica do Centro de Convenções, com a Banda Produto de Rock, a cantora Roberta Campos e a Orquestra Petrobras Sinfônica.