Sessão Solene do CONSUNI homenageia servidores no aniversário da UENF dia 16

O Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) — colegiado superior da universidade — se reúne no próximo dia 16, quarta-feira, em sessão solene para celebrar os 30 anos de existência da instituição. A Sessão Solene do CONSUNI é o evento oficial de aniversário da UENF, que ocorre todos os anos no dia 16/08, data da primeira aula magna da instituição. Como é de costume, a Sessão Solene será aberta a toda a comunidade universitária e também a convidados externos.

— O Sessão Solene do CONSUNI de aniversário da UENF é o evento mais importante do ponto de vista oficial. Vai ser um evento muito importante, no qual vamos entregar a Medalha Darcy Ribeiro — honraria máxima da Universidade — e também agradecer a técnicos, professores e terceirizados pelo trabalho realizado durante todo esse tempo — afirma o reitor da UENF, Raul Palacio, que durante o CONSUNI também fará uma apresentação sobre o trabalho realizado pela atual gestão, que encerra este ano suas atividades.

A Sessão terá a participação do Coral da UENF, regido pela maestrina Érica Pontes e formado por cerca de 80 integrantes, entre alunos, servidores e pessoas da comunidade. A medalha Darcy Ribeiro será entregue ao servidor técnico Ademir Ribeiro Manhães, operador de máquinas agrícolas, cujo nome foi indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais (Sintuperj) e aprovado pelo CONSUNI. Ademir está na UENF desde 1994, tendo atuado em vários laboratórios, como LZNA, LMGV, LEAG, entre outros.

Segundo o Sintuperj, o comprometimento e atuação de Ademir foram decisivos em vários momentos críticos da história da UENF. Um deles ocorreu durante a crise hídrica do Rio Paraíba, quando ele tomou a iniciativa de abastecer as cisternas dos centros da UENF utilizando uma carreta pipa. “Ademir também foi peça-chave para assegurar o uso imediato de uma área em litígio que agora pertence ao Hospital Veterinário, trabalhando incessantemente e plantando milho, tudo para garantir que a área permanecesse sob o domínio da UENF”, afirma o sindicato.

“É impossível ignorar seu profissionalismo, sendo reconhecido unanimemente como o melhor tratorista da UENF. Sua responsabilidade com os equipamentos e sua manutenção é exemplar. Ademir é um exemplo de dedicação, esforço e compromisso, sempre atuando de maneira cordial e atenciosa com todos”, acrescenta o Sintuperj.

Após o encerramento do CONSUNI, a programação passa para a área externa do Centro de Convenções, com a apresentação de três atrações musicais, uma local e duas de projeção nacional — a Banda Produto de Rock, a cantora Roberta Campos e a Orquestra Petrobras Sinfônica. Saiba mais AQUI.