Reitor anuncia programação dos 30 anos da UENF

Em entrevista coletiva no Centro de Convenções, também foi assinado termo de cooperação com a Firjan / Sesi para quatro cursos

Para marcar os 30 anos da UENF, será realizado no próximo dia 16/08, quarta-feira, a partir das 18h, um grande show com a cantora Roberta Campos e a Orquestra Petrobrás Sinfônica no campus Leonel Brizola. Gratuito, o show será realizado na concha acústica do Centro de Convenções Oscar Niemeyer e será precedido da apresentação da Banda local Produto de Rock. A atividade cultural ocorrerá logo após a Sessão Solene do Conselho Universitário alusiva ao aniversário da Universidade.

O anúncio da programação dos 30 anos da UENF foi feito na manhã desta terça-feira, 01/08/23, pelo reitor Raul Palacio, em uma entrevista coletiva no Centro de Convenções. Na ocasião, foi ainda assinado um termo de cooperação com a Firjan / Sesi para a realização de quatro cursos na Casa de Cultura Villa Maria: Produção e Gestão de Projetos Culturais, Cerâmica Ancestral, Corpo Casa-Teatro e Capacitação Técnica de Espetáculo.

— Quero agradecer à Firjan e acrescentar que o principal objetivo dessa parceria é o oferecimento de cursos gratuitos dentro da área da cultura para as pessoas que não têm poder aquisitivo — disse o reitor, ressaltando que o show da cantora Roberta Campos também faz parte da parceria entre a UENF e a Firjan / Sesi.

Em uma rápida apresentação da história da UENF, o reitor destacou algumas datas importantes: o ano de 1989, quando se deu o início do processo de coleta de assinaturas visando à criação de uma universidade em Campos dos Goytacazes; 1992, quando foi promulgada uma lei específica para a criação a UENF, com a alteração da Constituição Estadual; e 1993, quando ocorreu a primeira aula magna na instituição.

— De lá para cá, a gente tem vivido um desenvolvimento muito grande e uma relação muito próxima  com a sociedade — disse o reitor, destacando algumas conquistas da UENF: a colocação entre as 15 melhores universidades do Brasil no ranking do MEC e os prêmios Educação em Direitos Humanos, conquistado em 2008, e Destaque do Ano na Iniciação Científica do CNPq, o qual a UENF já obteve por três anos.

Segundo Raul Palacio, a UENF já formou mais de 15 mil alunos na Graduação. Nestes 30 anos de vida, foram concluídas cerca de 3.290  dissertações e teses (mestrado e doutorado), e a produção técnica e científica pode ser mensurada em 7.569 publicações (artigos científicos, livros etc). Destacando os avanços tecnológicos da UENF em várias áreas, ele informou que as pesquisas realizadas na UENF já redundaram em mais de 21 patentes.

— Mas talvez a parte mais importante da UENF seja a social. A UENF é uma máquina de realização de sonhos. Muitos dos nossos egressos são os primeiros formados em ensino superior em suas famílias — disse.

Raul Palácio afirmou que 50% das matrículas da UENF são dirigidas a alunos que vêm de escolas públicas. Destacou que a UENF é uma das poucas universidades do país que paga para seus alunos estudarem, lembrando do auxílio cota e do auxílio moradia. O primeiro, no valor de R$ 700,00, é pago a todos os alunos que ingressam nos cursos de graduação através do sistema de cotas.

Ele destacou também o fortalecimento da extensão universitária, como forma de aproximação da UENF com a sociedade. Segundo afirmou, alguns projetos são muito queridos, e o Paraesporte é um deles.

— Há três anos, por problemas políticos, o projeto Paraesporte foi interrompido e começamos a desenvolvê-lo aqui. Hoje participam do projeto mais de 300 crianças. São pessoas com autismo, paralisia cerebral, síndrome de down. É uma parte da sociedade invisível para o poder público — disse.

Além do reitor, o evento teve a presença do pró-reitor de Extensão da UENF, professor Olney Motta; da assessora de Cultura da UENF, professora Priscilla Castro; da professora da UFF Elis Miranda; do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luís Passoni; do músico Gustavo Rangel (funcionário da Villa Maria e vocalista da Banda Produto de Rock), além dos representantes da Firjan Antenor Oliveira, Francisco Roberto Siqueira, Wanderson Primo, Ivana Licurgo, Eliane Azevedo, bem como de integrantes da imprensa local.