Aniversário de 30 anos da UENF em ritmo de rock

No ano de 1997, no aniversário de quatro anos da UENF, foi realizado o primeiro e único Rock UENF. Uma das três bandas que tocaram no evento foi a Zaratustra, composta pelo já servidor da UENF, Gustavo Rangel, e os estudantes bolsistas da então recém criada universidade, Edson Barreto, Frank Souto e César Gomes.

Aos 49 anos, o servidor se recorda do Rock UENF.

— Deu uma galera na quadra do CCH. Foi muito bacana aquela coisa bem jovem, de trincheira rockeira — lembra Gustavo.

Vinte e seis anos depois, Gustavo voltará a cantar e tocar no aniversário da UENF, desta vez com a banda Produto de Rock, da qual é líder, vocalista e violonista. Será no dia 16 de agosto, às 18 horas, na abertura do evento gratuito, comemorativo pelos 30 anos da Universidade. Gustavo também completa este ano, em dezembro, 30 anos como servidor da UENF.

— Entrei com 19 anos na UENF. Este ano eu completo 30 anos de instituição, lotado na Casa de Cultura Villa Maria. Vivo esta Universidade, da qual muito me orgulho, nestes 30 anos muito intensamente. Tenho verdadeira paixão. Eu me sinto honrado por trabalhar em um local e em uma instituição que eu gosto. Trabalho naquilo que eu amo, sou muito feliz e realizado — afirma Gustavo.

O artista está triplamente feliz em cantar e tocar no aniversário da UENF, pois o grupo musical também está completando 30 anos.

— O primeiro show da banda foi em 1993. Meu irmão Marco Rangel é o fundador da banda. Eu era mais novo, mas já acompanhava a banda em ensaios. Então são 30 anos de banda, 30 anos de Villa Maria e 30 anos da universidade. Sou muito feliz e grato por esta oportunidade e esta lembrança que a Universidade teve de me prestar uma homenagem como servidor. Sinto-me homenageado e honrado e estendo esta honraria a todos os meus colegas da instituição — diz Gustavo.

Sobre o repertório do show do dia 16/08, denominado “Celebração”, Gustavo antecipa que será de músicas autorais da banda, que são composições dele; poemas de autores campistas, como Álvaro Marcos Teles e Artur Gomes, musicados pela banda; releituras de músicas da MPB, como de Almir Sater, Zé Ramalho e Alceu Valença, em ritmo de rock; e clássicos do Brock, como Legião Urbana, Barão Vermelho e Lobão.

Gustavo considera de extrema importância valorizar a música brasileira. Segundo ele, o forte da banda sempre foi o rock brasileiro.

— É mais fácil a gente cantar, tocar, levar a mensagem quando é feita na nossa língua. A gente gosta de valorizar a nossa língua e valorizar a nossa região. É uma oportunidade única. Este repertório foi feito exclusivamente em homenagem à universidade — informou Gustavo, que também é jornalista formado.

A banda Produto de Rock é formada por Gustavo Rangel (voz e violão), Marco Rangel (baixo), Valéria Braga (percussão), Filippe Caldas (guitarra) e Lucas Bastos (bateria).

O filho de Gustavo, Gabriel Aino, de 21 anos, também tem uma relação com a UENF, sendo estudante de Ciências Biológicas. O pai comentou sobre a importância da UENF para a vida profissional do seu filho.

— É outra satisfação enorme como servidor ter meu filho em uma universidade do quilate que é a UENF, com todo o reconhecimento que a instituição tem nacionalmente e até internacionalmente. Sei o quanto o fato de ser formado na UENF vai agregar ao currículo dele. Muito em breve meu filho vai ser o mais novo pesquisador da UENF — conta Gustavo.

A programação do aniversário de 30 anos da UENF terá ainda shows da cantora Roberta Campos e da Orquestra Petrobras Sinfônica, que trará a Campos dos Goytacazes o repertório “Na trilha do rock” com músicas do Rock dos anos 1980.