Nova Edição da Revista Conhecendo a Ciência

Já está no ar a edição de maio/2020 da Revista Conhecendo a Ciência, que integra o Programa de Extensão da UENF “EDUENF difundindo a Ciência”. Dentre os destaques da publicação, estão relatos de ex-estudantes da UENF sobre a importância da Iniciação Científica e Tecnológica para o seu ingresso na pós-graduação.

Um deles é Ronaldo da Silva Francisco Júnior, graduado pela UENF em Ciências Biológicas e atualmente doutorando no Programa de Pós-graduação em Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Laboratório de Bioinformática do LNCC em Petrópolis, Ronaldo fez parte da equipe que, em março, realizou  em tempo recorde o sequenciamento dos primeiros 19 genomas do novo coronavírus.

“O PIBIC me ensinou a escrever um bom texto acadêmico-científico, ter iniciativa e criatividade para conduzir um projeto de pesquisa e habilidades de comunicação oral na forma de apresentações de trabalhos científicos”, diz Ronaldo.

Ronaldo da Silva Francisco Júnior integra equipe que sequenciou os primeiros 19 genomas do coronavírus na UFRJ

A Revista traz ainda os depoimentos dos ex-alunos Hisrael Passarelli (mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/UFMG), Juan Carlo Santos e Silva (doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP) e Hemanoel Passarelli (doutorando em Bioinformática pela UFMG).

Na reportagem “Desvendando a COVID-19”,  a Revista traz diferentes abordagens sobre a pandemia da COVID-19. Os entrevistados são os professores Milton Kanashiro, do Laboratório de Biologia do Reconhecer da UENF (LBR); Roberto Dutra, do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da UENF (LGPP); Alcimar das Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção da UENF (LEPROD); e Márcio Folly, do Laboratório de Sanidade Animal da UENF (LSA).

Eliara Tavares de Souza desenvolve pesquisa sobre a transição de atividades econômicas em Campos dos Goytacazes

A Revista traz ainda as seguintes reportagens, sobre pesquisas com engajamento de alunos de Iniciação Científica da UENF: “Parasitoidesde formiga-cortadeira é tema de pesquisa”, “Pesquisa destaca a transição de atividades econômicas em Campos dos Goytacazes”, “Estudo analisa os mecanismos por trás da resistência à morte em células tumorais” e Estudo das espécies paramagnéticas em exoesqueleto de mexilhão Perna perna”.

Clique aqui para ver a Revista.