Proac disponibiliza até sexta-feira tablets para alunos aprovados no Edital de Suporte Digital

A Pró Reitoria de Assuntos Comunitários (ProAC) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) disponibiliza até sexta-feira (18/11/2022) tablets para alunos de cursos de graduação presenciais da UENF. Os dispositivos são destinados aos alunos aprovados no Edital 03/2022 – Suporte Digital. Segundo o Edital 03/2022 a prioridade é para os alunos em vulnerabilidade social e cadastrados no CadÚnico, com matrícula no segundo semestre de 2022 atualizada e com no mínimo 10 horas semanais de aula.

Os tablets devem ser retirados na sala da ProAC, 208, no prédio da Reitoria da UENF, até esta sexta-feira (18/11/2022), no horário das 10 às 16 horas. O aluno deve levar documento oficial com foto. O tablet fica sob posse do aluno e não precisa ser devolvido.

O técnico administrativo da ProAC Ivisson Pinheiro considera este projeto de Suporte Digital da UENF de suma importância para a inclusão digital dos alunos.

— Estamos proporcionando aos alunos a inclusão digital em um mundo cada vez mais digital. Temos de bater palmas para a UENF, que é uma universidade democrática e inclusiva, onde os alunos têm vários auxílios de bolsas, como de cotas e, mais recentemente, moradia. Temos alunos de toda parte do Brasil. No edital anterior, durante a pandemia, disponibilizamos 223 tablets — afirmou.

A também técnica administrativa da ProAC Neiva do Amaral informa ainda que o edital 03/2022, de Suporte Digital da UENF, prevê a disponibilização de 390 tablets.

— Vivemos em um país de muita desigualdade social. Na pandemia muitos não puderam buscar seu tablet por conta da Covid e até pela questão financeira para se deslocar até Campos, no caso de alunos que moravam fora do município. Observamos que muitos alunos tiveram dificuldade durante a pandemia de assistir às aulas online por não ter um computador ou um celular de qualidade — disse.

A aluna de Ciências Sociais da UENF Sulamita Ribeiro, de 23 anos, buscou seu tablet e vai usá-lo para os estudos.

— Na pandemia, tive dificuldade de vir buscar o tablet pela questão financeira para me descolar de transporte público porque sou de outro município. E tive dificuldade de estudar online. Tenho um celular que não é de muita qualidade e o tablet vai me ajudar muito nos estudos — afirmou.