UENF divulga 1ª Chamada da Lista de Espera do SISU – Links para matrículas

1ª Chamada da Lista de Espera do SISU -AQUI

A matrícula dos estudantes que estão ingressando nos cursos de graduação da UENF, através do processo seletivo do SISU 2023, será online.

Data da Matrícula da 1ª Chamada da Lista de Espera do SISU 2023: de 14/03/2023 a 15/03/2023

Os estudantes que não tiverem acesso a internet podem fazer a matrícula, de forma presencial, na Secretaria Acadêmica da UENF

Local para matrícula presencial: UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Av. Alberto Lamego, 2000. Pq. Califórnia. Campos dos Goytacazes, RJ – Secretaria Acadêmica

Horário de matrícula presencial: de 9h às 15h.

IMPORTANTE – Todos os estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação no ato da matrícula com a terceira dose da vacina contra Covid-19

O link para as matrículas online será divulgado no dia 14/03/2023

A UENF foi primeira Universidade brasileira a possuir 100% de professores doutores, figurando desde 2008 entre as 15 melhores Universidades do país, e reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC) como a 2ª Melhor Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.

Ao receber a missão de fundar a UENF, seu idealizador Darcy Ribeiro se impôs o desafio de fazer desta universidade o seu melhor projeto. Concebeu um modelo inovador, onde os departamentos dariam lugar a laboratórios temáticos e multidisciplinares. Cercou-se de pensadores e pesquisadores renomados para elaborar nossa UENF. As marcas da originalidade e da ousadia que Darcy imprimiu a esta universidade se tornaram visíveis. O destaque na pesquisa e na pós-graduação, sem paralelo na história da universidade brasileira em tão pouco tempo, faz da UENF uma universidade para formar cientistas.

Os 16 cursos presenciais de graduação da UENF preenchem a totalidade de suas vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do ENEM e o ingresso ocorre comente no primeiro semestre. Ao todo, são 558 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Biologia-licenciatura (40), Ciência da Computação (25), Pedagogia-licenciatura (30), Ciências Biológicas-bacharelado (80), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física-licenciatura (30), Matemática-licenciatura (30), Medicina Veterinária (40), Química-licenciatura (30) e Zootecnia (40).

Em conformidade com a Lei Estadual 5.346/2008, atualizada pela Lei Estadual nº 8121/2018, válida para as universidades estaduais do Rio de Janeiro, a UENF reserva 45% de suas vagas em cada curso para candidatos carentes que sejam negros, indígenas, ex-alunos de escolas públicas, portadores de necessidades especiais ou ainda filhos de policiais civis ou militares, bombeiros militares ou inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Ainda de acordo com a lei, o parâmetro de carência socioeconômica é definido pelas universidades. Desta forma, candidatos às Políticas de Ações Afirmativas (cotas), devem acessar o link para o Termo de adesão da UENF ao SISU e Documentos para Matrícula, e verifique a documentação necessária para garantir seu ingresso como cotista da universidade.

Leia aqui o Termo de Adesão da UENF ao SISU 2023 e os documentos necessários para a matrícula. Em relação aos estudantes que optaram pela Ações Afirmativas (item V7065 – Termo de Adesão ao SISU), informamos que só é necessária a comprovação dos 3 anos de Ensino Médio.

O Termo de Ciência e Compromisso Discente aqui deve ser cuidadosamente lido, assinado e entregue em uma via no ato da matrícula. Leia aqui também as Normas da Graduação UENF vigentes.

Saiba mais sobre os cursos da UENF.

Clique aqui para o Guia do Estudante com informações importantes sobre a UENF (incluindo opções de bolsas e auxílios para os estudantes) e sobre Campos dos Goytacazes, cidade sede da universidade.

SISU 2023

Os candidatos aprovados através das ações afirmativas devem ler a “Documentação para avaliação de carência socioeconômica para todas as cotas” e entregar, no ato da matrícula, os documentos abaixo já preenchidos:

– Questionário para avaliação de carência socioeconômica UENF 2023

– Questionário específico para pessoas com deficiência UENF 2023

Declaração de autenticidade – AQUI

No caso da ausência do candidato no momento da matrícula:

Se o candidato for menor de 18 anos, a matrícula inicial poderá ser feita pelos pais sem procuração. Se o candidato tiver 18 anos ou mais, para a matrícula inicial será necessária procuração particular com firma reconhecida. A procuração original fica retida.