Projeto Conhecendo a UENF recebe alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Bocaina

Os alunos foram recebidos no auditório do Centro de Convenções da UENF

O Projeto “Conhecendo a UENF”, premiado recentemente na XIV Mostra de Extensão da UENF/IFF/UFF na categoria Comunicação, tem o objetivo de divulgar a universidade para o público em geral. E nesta quarta-feira (09/11), o “Conhecendo a UENF” recebeu 30 alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Bocaina, do bairro homônimo de Conceição de Macabu, município localizado há pouco mais de 70 quilômetros de Campos.

A visita iniciou com uma apresentação do gerente de Comunicação da UENF, Vitor Sendra, que conversou com os alunos sobre a universidade. “É um prazer muito grande receber vocês aqui. Esta apresentação da UENF é uma das coisas mais importantes que eu faço na universidade. A UENF é a oitava melhor universidade pública do Brasil, entre 2245 instituições de ensino superior segundo o IGC do MEC. A UENF foi construída pelo governador Leonel Brizola com um projeto de ensino, pesquisa e extensão de Darcy Ribeiro e projeto arquitetônico de Niemeyer. É um espaço de saber, conhecimento. E este espaço é de vocês, é pago com recursos de vocês”, afirmou Vitor.

O gerente de Comunicação da UENF afirmou ainda que a UENF é uma universidade que recebe as pessoas. “Para chegar aqui tem de estudar. Tem de ter nota. O que a gente quer é mostrar que esta Universidade é um espaço para vocês. Só vocês podem mudar a realidade sócio econômica que vocês vivem. O futuro é de vocês. Existem mudanças que a universidade, a educação, pode fazer em vocês, há uma possibilidade de vida melhor para vocês. A Educação é o meio”, considera Vitor.

Ele destacou também que esta é uma geração que viveu uma Pandemia. “A Ciência salvou vidas. O nosso legado é a educação. Vocês são a geração que vai mudar o Brasil, construir a Educação, a Ciência. Vocês são o futuro. O futuro da gente é a gente que constrói. Os alunos das escolas públicas tem o direito de entrar na universidade por meio das cotas, as ações afirmativas”, informou o jornalista.

A professora de Matemática do Colégio Estadual Bocaina, Jeniffer Marins, egressa do curso de graduação em Matemática da UENF, que acompanhou os alunos na visita, informou sobre o objetivo de trazer os alunos para a UENF. “O objetivo é estimular os alunos para este meio acadêmico. Conceição de Macabu é uma cidade com criminalidade muito intensa. Queremos estimular os alunos a buscar uma realidade diferente. E a Educação é o meio mais importante para mudar a vida destes alunos, que são muito humildes, disse Jeniffer.

Depois da apresentações no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, os alunos do Colégio Estadual Bocaina visitaram laboratórios de pesquisa do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, onde conheceram microscópios eletrônicos, plantas em vitro e aquários de peixes, entre outros experimentos. A visita também foi acompanhada pela assistente social do Colégio Estadual Bocaina, Dayse de Oliveira.

O estudante do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Bocaina, André Cardim, de 16 anos, comentou que gostou tanto da UENF que decidiu fazer o Enem em 2023 para entrar na UENF pelo Sisu para o curso de Química. “Minha prima fez Química Industrial e trabalha embarcada. Eu ia começar a trabalhar com arte para pagar uma faculdade. Mas, vindo para cá, gostei muito da UENF e fiquei com vontade de fazer Química aqui”, falou André.

A estudante do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Bocaina, Ana Clara de Oliveira, de 15 anos, revelou que tem o sonho de ser veterinária. “Tenho cinco cachorros, três deles adotados da rua. Gostei muito daqui. Meu avô mora em Campos e quero fazer Medicina Veterinária na UENF. Lá na escola uma vez fiz um desenho de Paulo Freire na aula de Artes que foi para uma exposição no Rio”, conta Ana Clara.