Projeto de Coleta Seletiva recolhe mais de 10 toneladas de resíduos

Contribuir com a conservação do meio ambiente e o consumo sustentável reduzindo os impactos ambientais. Com essa proposta, o Projeto de Extensão Coleta Seletiva da UENF recolheu mais de 10 mil quilos de resíduos em 2022, que foram encaminhados para cooperativas de reciclagem. O projeto funciona desde 2005 na Universidade e é coordenado pela professora Gudelia Morales, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD), do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF.  

As lixeiras coloridas do projeto estão em todos os prédios da UENF e o recolhimento é feito de segunda a sexta-feira por bolsistas que utilizam bicicletas para o transporte. As outras atividades do processo de gestão são a triagem e o armazenamento, feitos no térreo da torre do P5, em frente à entrada principal do campus. Também são recebidos resíduos de fora da UENF para o descarte correto de livros e revistas, plásticos, papelão, garrafas de vidro, eletrônicos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s), metais de aço e alumínio. Os materiais coletados são encaminhados para o galpão da Cooperativa Reciclar Campos, no bairro Novo Eldorado, com o apoio do caminhão baú da Prefeitura da UENF, em no mínimo uma viagem mensal. 

Além disso, os bolsistas também são treinados para orientar à população sobre o descarte correto de resíduos recicláveis, que por sua vez têm condições de ajudar na renda dos catadores.  

Segundo a coordenadora do projeto, o resíduo reciclável ao ser coletado e armazenado separadamente ganha valor como insumo ou matéria prima para novos utilitários de confecção artesanal. 

 — Esse fato faz parte da necessária tendência cidadã ambientalmente sustentável presente no conceito da Economia Circular, a qual é a de manter os recursos em uso o maior tempo possível. É uma mudança de atitude destinada a prevenir, compreender e solucionar o grande problema do ‘lixo’ nas cidades e da redução de recursos não renováveis que precisa da participação compartilhada de todos os cidadãos. Além, do reconhecimento e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis — destaca a professora. 

Saiba mais e fale com os bolsistas do projeto no @uenf.pré-recicla 

NOTÍCIAS

EDITAIS