Publicado edital para projetos conjuntos com a França

A CAPES publicou nesta quarta-feira, 29 de junho, o Edital nº 32/2022, do Programa CAPES/Cofecub. A iniciativa apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e franceses. O documento está disponível no Diário Oficial da União e no site da Fundação.

As propostas devem ser submetidas até as 17h de 26 de julho pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Antes disso, haverá a data-limite para solicitação de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no Sicapes (19 de julho) e para envio de dúvidas sobre o edital (22 de julho).

O Programa CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França. Trata-se do acordo mais antigo da Fundação ainda vigente: a parceria data de 1978. Pela iniciativa, são ofertadas bolsas de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior.

O resultado tem divulgação prevista para 31 de dezembro deste ano e o início das atividades ocorre em fevereiro de 2023. Já as bolsas devem ser concedidas a partir de março. Serão financiados até 35 projetos, com um valor global de até R$57,5 milhões.

Fonte: Brasília – Redação CCS/CAPES

Fechar Menu