Estudantes também conheceram os demais integrantes da administração superior da Universidade e obtiveram informações sobre bolsas e auxílios
Em um encontro no Centro de Convenções, o reitor da UENF, professor Raul Palacio, recepcionou os estudantes na tarde de terça-feira, 13/03. Os alunos também puderam conhecer os demais integrantes da administração superior da UENF e tirar dúvidas a respeito do funcionamento da instituição e dos procedimentos necessários para aquisição de bolsas e auxílios.
Ao iniciar sua apresentação, o reitor falou sobre os diversos auxílios e bolsas oferecidos aos alunos: auxílios cota e moradia e bolsas de apoio acadêmico, iniciação científica, iniciação científica nota 10, extensão e monitoria. A UENF é uma das universidades com maior oferta de bolsas para estudantes de graduação em todo o Brasil. Além do ensino público e gratuito, as diversas modalidades de bolsas ajudam o aluno a se manter na universidade.
Os estudantes também puderam conhecer a vice-reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues; a pró-reitora de Assuntos Comunitários (ProAC), professora Clícia Grativol; a coordenadora dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação (PIBi-UENF), professora Maria Cristina Gaglianone; o pró-reitor de Graduação, professor Manoel Molina; e o pró-reitor de Extensão, Olney Motta; que explicaram sobre o funcionamento de cada setor.
A vice-reitora ressaltou as potencialidades que a universidade tem para oferecer aos alunos. Lembrou que a UENF faz parte do Movimento Junior, que coloca o estudante em contato com o empreendedorismo.
— A Engloba Consultoria, por exemplo, é a empresa júnior que atua nas áreas das Engenharias Civil, Metalúrgica e de Materiais, Produção e Agronomia. Temos também a empresa júnior Gestão Ativa Consultoria, na área de Humanas, que envolve estudantes das Ciências Sociais, da Administração Pública e da Pedagogia. E em Macaé, temos a ECOLagos que é a empresa júnior do curso de Biologia. Então, é um universo bastante promissor para quem quer trabalhar nessa parte empreendedora”, — relatou Rosana Rodrigues.
Rosana falou ainda sobre a Internacionalização da UENF.
— Temos uma Assessoria de Assuntos Internacionais. Esse ano, retomamos um programa de mobilidade estudantil e enviamos quatro estudantes para a Universidade de Coimbra, em Portugal, com passagens e bolsas pagas pela UENF. Eles estão lá estudando, trabalhando e conhecendo laboratórios específicos das suas áreas que são: Física, Engenharia Civil e Ciências Sociais — contou.