Reitor recepciona alunos no retorno às atividades presenciais

Após dois anos sem atividades presenciais em virtude da pandemia, o retorno dos alunos ao campus da UENF foi marcado pela descontração. Em um encontro ao ar livre, do lado do Centro de Convenções, os estudantes foram recepcionados na tarde de ontem, 07/03/22, pelo reitor Raul Palacio, que passou as principais informações sobre a Universidade. No encontro, eles também puderam conhecer os demais integrantes da administração superior da UENF e tirar dúvidas a respeito do funcionamento da instituição.

Ao iniciar sua apresentação, o reitor ressaltou as colocações da UENF no país e no Estado do Rio. Buscando sempre a interação com os estudantes, disse que a UENF está entre as dez melhores instituições de ensino superior do país e entre as duas melhores do Estado do Rio de Janeiro segundo o IGC/MEC. “Vocês estão entrando em cursos d excelência, com notas de 4 a 5 no Enade”, disse. Ele também salientou o grande número de bolsas que a UENF oferece aos seus alunos. “Oitenta por centro de vocês certamente terão uma bolsa. Isso só acontece na UENF”, disse.

Lembrando que a UENF foi idealizada por Darcy Ribeiro, projetada por Oscar Niemeyer e construída por Leonel Brizola, Raul disse que todas as ações da Universidade estão voltadas para a sociedade. Durante a pandemia, por exemplo, a UENF abriu seu campus para a vacinação contra a Covid-19. “Aqui já foram vacinadas mais de 60 mil pessoas. É o maior ponto de vacinação do município”, disse.

O reitor também mencionou as diversas ações empreendidas pela administração da Universidade para que fosse possível retomar o ensino presencial a partir deste momento, como adaptação de salas de aula, uso do auditório do Centro de Convenções para aulas, obrigatoriedade do certificado de vacinação para professores e alunos, entre outras. “Temos uma série de medidas e um protocolo a ser seguido”, disse, acrescentando que haverá teste de Covid para todos os membros da comunidade da UENF.

Segundo afirmou, a nova licitação para a escolha da empresa que irá tocar o Restaurante Universitário da UENF será realizada no próximo dia 10. “Em abril, teremos de novo o bandejão na UENF”, disse. “Vocês vão pagar entre R$ 3 e R$ 4 e a UENF paga mais R$ 15. Isso significa que a UENF também tem um auxílio para a alimentação de seus estudantes”.

O reitor convidou os alunos a participarem dos trabalhos de arrumação e acomodação no caminhão das doações feitas pela comunidade às vítimas da tragédia em Petrópolis. “Quem puder vir ajudar, vai ser muito bem recebido. Este é o trote do reitor”, disse. Os produtos doados se encontram no Centro de Convenções.

Raul apresentou aos alunos outros membros da administração, como a vice-reitora Rosana Rodrigues; o pró-reitor de Graduação, Manuel Molina; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura da Cunha; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Viana; o diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano; e o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Oscar Paz La Torre.

Aula magna – Nesta quarta-feira, 09/03/22, às 14h, a UENF promove a aula magna de abertura do semestre letivo com o professor Aldo Zarbin, da Universidade Federal do Paraná. A aula magna de abertura terá como tema “Conhecimento Científico, Pesquisa e Universidade Pública no Brasil” e será transmitida pelo canal da UENF no Youtube.

Aldo Zarbin é mestre e doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fellow da Royal Society of Chemistry (RSC). Além disso, já atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBC), membro titular do Comitê de Assessoramento da Química (CA – Química) do CNPq e membro titular do conselho consultivo da FINEP.