Apresentado resultado de pesquisa diagnóstico com servidores da UENF

Em reunião do Colegiado Executivo (COLEX) da UENF, na tarde da última terça-feira, 02/05/23, foi apresentado o resultado da pesquisa diagnóstico realizada com servidores da Universidade. Um terço do quadro de servidores da UENF participou da pesquisa, sendo 99 professores e 141 técnicos administrativos. A partir deste resultado, o corpo administrativo da UENF irá definir estratégias e trabalhar ações específicas nos quatro centros da Universidade.

O trabalho é uma parceria entre a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PROAC) e o Serviço Social da UENF e a equipe de estágio de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Federal Fluminense (UFF). A responsável pela pesquisa, a professora da UFF Anizaura Lídia Rodrigues de Souza, esteve na reunião do COLEX acompanhada da equipe de estagiários e bolsistas e explicou aos presentes sobre os resultados obtidos. O COLEX auxilia no planejamento de ações na UENF e tem o papel de levantar as suas demandas. 

Segundo a professora, o estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos trabalhadores da UENF sobre alguns aspectos das suas condições de trabalho, a percepção de justiça organizacional e a satisfação com o trabalho.  

Foram aplicados três questionários em um formulário remoto. Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 a resposta mais satisfatória e 5 a resposta menos satisfatória, o quesito Processos e Características da Atividade teve média de 2,75. Quanto ao Ambiente Sócio Gerencial a média foi de 1,52. Já em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a resposta mais satisfatória e 1 a resposta menos satisfatória, o item Percepção de Justiça teve uma média de 2,44. E a Satisfação no Trabalho uma média de 3,68. 

— Neste estudo foram consideradas para análise duas dimensões das condições de trabalho: os Processos e as Características da Atividade, que abrange os aspectos que dizem respeito ao conteúdo das atividades de trabalho, à organização e divisão do trabalho, as demandas do posto de trabalho, os modos de execução das atividades e divisão do trabalho, as demandas do posto de trabalho, os modos de execução das atividades ao desempenho do trabalhador. E as Condições do Ambiente Sócio Gerencial que dizem respeito aos aspectos relacionados às interações interpessoais, sejam horizontais ou verticais, às práticas sociais relativas à gerência ou gestão quando se trata do trabalho na forma de emprego adquirindo dimensão organizacional — esclareceu. 

De acordo com a professora, a justiça organizacional é considerada um dos fatores preditores da saúde ocupacional e pode ser compreendida como as regras, as normas e o modo como são distribuídos os resultados, os procedimentos utilizados para a tomada de decisão e o modo como os trabalhadores são tratados. 

NOTÍCIAS

EDITAIS