UENF recebe a visita do prefeito de Cabo Frio

O prefeito visitou o Projeto Terceira Idade em Ação, onde foi recebido pela coordenadora Rosalee Istoe

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, visitou na manhã desta terça-feira, 14/12/21, o campus da UENF em Campos dos Goytacazes. Ele foi recebido pelo reitor da Universidade, Raul Palacio, e pela vice-reitora, Rosana Rodrigues, além do chefe de Gabinete da Reitoria, Luís Passoni. Em reunião na Reitoria, foi tratada a questão do projeto de restauração da fazenda Campos Novos, situada em Tamoios, 2º distrito de Cabo Frio. Em seguida, o prefeito conheceu as instalações dos projetos Terceira Idade em Ação e Caminhos de Barro, bem como o Hospital Veterinário.

A visita foi um desdobramento do acordo de cooperação técnica assinado recentemente entre a UENF e a Prefeitura de Cabo Frio. Entre os planos de trabalho que estão sendo elaborados, está o apoio para a restauração da sede da Fazenda Campos Novos, que pertence à Prefeitura. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio se encontra interditado, pois corre o risco de desabamento.

Durante a reunião, foi tratada a questão da restauração da sede da Fazenda Campos Novos

A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, lembrou que a Fazenda Campos Novos tem um valor histórico muito grande. Foi na sede desta fazenda que Charles Darwin pernoitou durante sua passagem pela Região dos Lagos no início do século XIX. “Existe até uma sequência de placas dizendo ‘Caminhos de Darwin 1832” na estrada entre Búzios e Cabo Frio”, observa. “A perda desse prédio significa uma perda muito grande para a ciência, para história e para a cultura do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Além desse trabalho junto à Fazenda Campos Novos, existem outros planos de trabalho em fase de elaboração nas áreas de educação, meio ambiente e agricultura. A prefeitura de Cabo Frio também manifestou interesse na área de medicina veterinária, bem como nos projetos relacionados ao Paraesporte e à Universidade da Terceira Idade.