UENF recebe candidatos em aulão preparatório para o ENEM

Na quinta-feira, 18 de novembro, o Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) recebeu 250 pessoas em um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O encontro recebeu alunos de escolas públicas e particulares de Campos e teve o apoio da Universidade.

Os estudantes foram acolhidos pelo reitor da UENF, Raul Palacio, que falou sobre a importância da Universidade para o país e para a região.

“A UENF é uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Aqui vocês recebem ensino qualificado para que sejam excelentes profissionais. Temos o compromisso de formar pessoas que pensem no coletivo, na inclusão, no meio ambiente e num Brasil melhor, onde a gente coloque o ser humano e as suas necessidades no centro do desenvolvimento. O que o governo federal fez com o ENEM neste ano é irresponsável e vocês têm todo o direito de protestar”, completou.

Logo após, os alunos participaram de uma dinâmica com o psicólogo, da apresentação musical e foram ministradas as aulas das disciplinas que serão aplicadas no ENEM.

No próximo domingo, 21 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A outra etapa do Exame acontece no domingo seguinte, dia 28 de novembro.

De acordo com o professor Carlos Eduardo Terra, do curso Motiva, estar com a matéria em dia e bem psicologicamente são diferenciais.

“A aula e a preparação psicológica fazem a diferença na hora da prova. Quanto mais preparado o candidato estiver, tanto no ponto de vista psicológico quando com o conteúdo, melhor”, ponderou.

O psicólogo David Coelho falou sobre como a psicologia pode auxiliar no bom desempenho do candidato.

“Todos os que vão fazer o ENEM têm capacidade interna de fazer uma boa prova. Utilizamos e ensinamos técnicas para que cada um consiga se perceber, para manter o equilíbrio antes e durante o Exame”, finalizou.