UENF recebe visita do deputado Waldeck Carneiro

A UENF recebeu nesta segunda-feira, 05/07/21, a visita do deputado Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj. O deputado foi recebido pelo reitor Raul Palacio, pela vice-reitora, Rosana Rodrigues, pelo chefe de gabinete, Luis Passoni, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura da Cunha.

Na visita foram discutidos temas de grande importância para a UENF, como a autonomia universitária, o repasse de recursos através dos duodécimos, o resgate de recursos institucionais de projetos aprovados pela Faperj e a transferência do Colégio Agrícola Antonio Sarlo para a UENF.

O deputado disse que uma das ações da Comissão de Ciência e Tecnologia é promover o diálogo com as instituições de ensino. É através dele, ressaltou, que as autoridades estaduais compreendem a importância da autonomia universitária, estabelecida tanto na constituição federal quanto na estadual.

“A autonomia universitária ainda não está compreendida no estado do Rio de Janeiro, mesmo com dispositivos constitucionais e legais em vigor no estado. Esse é um tema central nas relações entre o governo do estado e as universidades públicas estaduais”, afirmou Wladeck.

O reitor disse que a visita do deputado Waldeck reforça a luta diária pela conquista da autonomia universitária. “Apesar de termos discutido vários temas importantes para a UENF, como a transferência do Colégio Agrícola Antonio Sarlo, o repasse de recursos de projetos aprovados pela Faperj, sejam eles institucionais ou projetos individuais de pesquisadores, é preciso que o estado efetivamente compreenda que as universidades precisam ser administradas de acordo com as suas resoluções, seus estatutos e suas necessidades internas”, disse.

Segundo Raul, a visita do deputado Waldeck tem grande importância para a UENF. Além de possibilitar um diálogo com a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, a UENF pôde apresentar ao deputado diversas ações que estão sendo realizadas em beneficio da sociedade, principalmente nesse período de pandemia.