UENF recepciona alunos no início do ano letivo

Os estudantes foram recebidos pelo reitor, Raul Palacio, a vice-reitora, Rosana Rodrigues, pró-reitores e diretores de Centro

Nesta segunda-feira (06/03), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) recebeu no Centro de Convenções Oscar Niemeyer os estudantes do primeiro período dos cursos de Graduação da UENF. Eles receberam as boas vindas do reitor, da vice-reitora, dos pró-reitores, dos diretores de centro e de representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE), atléticas e empresas júniores da UENF.

O reitor da UENF, Raul Palacio, destacou que a UENF é uma universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada.

— A UENF é uma universidade idealizada por Darcy Ribeiro a partir de uma mobilização popular. A Universidade do Terceiro Milênio foi projetada por Oscar Niemeyer e materializada por Leonel Brizola. Aqui no Centro de Convenções vocês estão em uma das últimas obras projetadas por Niemeyer. A nossa universidade está entre as 15 melhores universidades do Brasil. Além da qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, a UENF proporciona aos seus estudantes oportunidades de serem contemplados com auxílio permanência, auxílio alimentação, auxílio moradia, inclusão digital e apoio psicopedagógico — afirmou Raul.

A vice-reitora, Rosana Rodrigues, disse que menos de 1% da população brasileira tem a chance de estudar em uma universidade pública.

— Na UENF, vocês terão oportunidades, por meio da bolsa de apoio acadêmico, uma concepção de Darcy Ribeiro, de trabalhar em laboratórios com pesquisadores altamente qualificados em projetos de pesquisa que têm apoios tanto de agências brasileiras como de agências do exterior. Será crucial para o desenvolvimento profissional de vocês. Isto faz toda a diferença lá na frente, na hora que vocês forem se colocar no mercado, inclusive para definir qual é a área específica em que vocês vão atuar — disse Rosana.

A cerimônia teve também a presença do pró-reitor de Graduação, Manuel Molina; da pró-reitora de Assuntos Comunitários, Clicia Grativol; do pró-reitor de Extensão, Olney Motta; do diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Vanildo Silveira; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Manuel Vazquez; do diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Oscar La Torre; do diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano; além de coordenadores de curso e professores.