Das 58 propostas aprovadas na 1ª etapa do edital 17/2023 do Programa Doutor Empreendedor da Faperj, 11 foram de pesquisadores da UENF. A 2ª etapa prevê a seleção de 08/04/2024 a 19/04/2024 de 35 projetos. Para 25/04/2024 está prevista a divulgação pela Faperj dos resultados da 2ª etapa.
O Diretor da Agência de Inovação da UENF, Gonçalo Apolinário de Souza Filho, destaca que o empreendedorismo é uma promissora oportunidade de carreira para os doutores formados na universidade, transformando a ciência em soluções tecnológicas para a sociedade.
— O país é carente de novas tecnologias para solução de seus desafios e geração de novas oportunidades. A inovação decorrente das pesquisas pode revolucionar as diferentes áreas do mercado, gerando novos produtos, serviços e processos — afirma Gonçalo.
Confira a lista dos pesquisadores e seus respectivos projetos aprovados na 1ª etapa do edital 17/2023 do Programa Doutor Empreendedor da Faperj:
– Dariellys Balmori – Biociência e Biotecnologia (CBB-UENF)- AlgaBoost: valorizando a biomassa residual de algas para geração de insumos para agricultura
– Fabrício Almeida- Prod. Animal (CCTA-UENF)- TRATAVET: cuidando das articulações de cavalos atletas;
– Francianne Galossi – Biociência e Biotecnologia (CBB-UENF)- BIODETEK: desenvolvemos e produzimos o Kitricina (kit de rápida detecção da atividade citotóxica da ricina);
– Isabela Amorim – Prod Vegetal (CCTA-UENF)- Drones Autônomos com Laser para controle de pragas em lavouras;
– Lucas Martins – Prod. Vegetal (CCTA-UENF) – Yapuana – simples como respirar;
– Otalício Damásio – Melhoramento Genético – Preserva Flora: você ajudando a salvar a natureza;
– Paula Barbosa – Vet – INPA- Rent a Bee: Abelhas para o futuro;
– Paulo Cesar Santos – Prod Vegetal (CCTA-UENF)- Rio Pepper Tecnologia Sustentável: cultivo e beneficiamento inteligente de pimenta rosa;
– Raul Ferraz – Biociência e Biotecnologia (CBB-UENF) – Projeto Regenera: Regeneração e Cicatrização de Tecidos;
– Romulo Beltrame – Prod Vegetal (CCTA-UENF)- GrandeCana – mudas com história para mudar a história;
– Walaci Santos – Prog. Biotecnologia Vegetal (CBB-UENF)- Aroma Biotech: Biotecnologia para a produção de cafés especiais.