Casa de Cultura Villa Maria

Apresentação

A Casa de Cultura Villa Maria é a sede da reitoria da UENF e também um espaço cultural da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Clique AQUI para entrar no site da Villa.

Construída em 1918 por Atilano Chrisóstomo de Oliveira, como um presente para sua esposa, Maria Queiroz de Oliveira, foi deixado por esta em testamento, na ausência de herdeiros, à primeira universidade que viesse a se instalar na cidade de Campos dos Goytacazes. Com a criação da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF, no ano de 1993, foi doada para que ali se instalasse a sua administração.

Situada no centro da cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, a Casa de Cultura Villa Maria oferece, de forma gratuita, programação cultural de qualidade, dirigida à população do Norte/Noroeste Fluminense.

O prédio, em estilo eclético, oferece aos seus frequentadores vários ambientes, seja para o entretenimento, seja para a pesquisa e a educação: Fonoteca, Hemeroteca, Videoteca, Sala de Leitura, Sala de Projeção de Vídeos, Auditórios, Internet Comunitária, entre outros.

A Casa de Cultura Villa Maria, ao longo dos anos, se tornou uma referência na divulgação da produção cultural regional, nacional e internacional, em suas diversas manifestações, sempre  promovendo e incentivando a transmissão de conhecimento e a valorização do patrimônio cultural e artístico nacional.

Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 234 – Centro
Campos dos Goytacazes – RJ