UENF recebe cientista da Universidade de Missouri

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 21 de agosto de 2019 – Nº 3.921

UENF recebe cientista da Universidade de Missouri

O professor da Universidade de Missouri (EUA), Jay J. Thelen, estará na UENF na próxima semana para ministrar uma palestra e participar de reuniões com estudantes e pesquisadores. Professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade de Missouri (UM) e cientista do Bond Life Sciences Center (UM), Thelen ministra na quinta-feira, 29/08/19, às 16h, no Auditório II do P4, a palestra intitulada “New insights on the regulation of de novo fatty acid synthesis in plants”. E, na quinta e sexta de manhã, ele recebe pesquisadores, pós-doutorandos e pós-graduandos que tenham interesse em conversar sobre possíveis projetos conjuntos, parcerias e oportunidades em seu laboratório.

Graduado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade de Nebraska e Ph.D em Biologia Molecular pela UM,  Thelen utiliza ferramentas de biologia molecular, como transformação genética e proteômica, para estudar a regulação da biossíntese de ácidos graxos em plantas, visando entender a regulação metabólica e a produção de plantas com maior produção de óleo nas sementes. O objetivo das pesquisas é aumentar o teor de óleo das sementes e, para isso, Thelen trabalha no complexo da ACCase – uma enzima que catalisa o primeiro passo para a produção de óleo, identificando proteínas que afetam a eficiência desse processo.

O grupo de pesquisa coordenado pelo professor Thelen obteve avanços significativos na compreensão da regulamentação enzimática desse complexo (Sali at al., 2016 – Plant Cell) e vem usando engenharia genética e edição gênica para aumentar a produção de óleo em sementes da planta modelo Arabidopsis e em culturas comerciais como soja e canola. Além de ter vários artigos publicados em sua área, Thelen atua fortemente na inovação, tendo registrado recentemente uma patente para a tecnologia BADC, que permite a manipulação do complexo ACCase para torná-lo um complexo enzimático mais eficiente.

A vinda do professor Thelen à UENF ocorre no âmbito de uma parceria já estabelecida com o professor Vanildo Silveira, do Laboratório de Biotecnologia (LBT/CBB) e contou com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, Biotecnologia Vegetal e Genética e Melhoramento de Plantas. Os interessandos em participar das conversas com o professor Thelen devem agendar o horário pelo email vanildo@uenf.br .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813