Oficina de Fotografia Artesanal de 29 a 31/08

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 22 de agosto de 2019 – Nº 3.922

Oficina de Fotografia Artesanal de 29 a 31/08

Evento faz parte do VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro “Cidades e rios na história do Brasil: Rio Paraíba do Sul”

Como parte do VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro “Cidades e rios na história do Brasil: Rio Paraíba do Sul”, será realizada, de 29 a 31/08/19, uma Oficina de Fotografia Artesanal, voltada para os alunos da UENF, UFF e IFF. Promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais e em Políticas Sociais da UENF, além do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Ambiente e Políticas Públicas da UFF/Campos, a Oficina tem por objetivo realizar registros fotográficos nas áreas confrontantes ao Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes, utilizando o método de fotografia artesanal.

A oficina será ministrada pelas professoras Elis Miranda (UFF Campos) e Maria Priscila Castro (UENF), além do aluno da licenciatura em Física Ramon Dantas. Estão sendo disponibilizadas 20 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação da UENF, UFF e IFF com comprovação de serem iniciados na arte da fotografia. Segundo os organizadores, haverá seleção dos candidatos inscritos. Para se inscrever, o candidato deve encaminhar o nome, a instituição de ensino, matrícula, curso e justificativa para o email elismiranda@id.uff.br .

Segundo os coordenadores, as câmeras artesanais que serão utilizadas, denominadas “pinhole”, fazem parte da origem da fotografia. A opção por este método tem por finalidade proporcionar ao fotógrafo o tempo na contemplação do ambiente antes de fazer a fotografia. As câmeras são feitas com latas, e a captura da imagem se dá por meio de um papel fotográfico fotossensível. Para que a imagem seja impressa, é necessário o processo de revelação, dividido em três etapas: revelação, interrupção e fixação das imagens no papel. O processo de revelação será no Laboratório de Ensino de Ótica do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS/CCT).

O primeiro dia da oficina está dedicado à produção das câmeras, ou seja, à preparação para a transformação das latas em câmeras. Após esta etapa no laboratório de revelação, uma sala escura, os papeis fotográficos são posicionados nas latas, para que seja possível a captura das imagens e, posteriormente, a revelação. No segundo dia, o grupo fará um percurso entre Campos e São Fidélis com o objetivo de registrar a vida das cidades às margens do Rio Paraíba do Sul. Serão disponibilizados ônibus para a realização desta atividade. O terceiro dia consistirá na etapa de revelação das imagens capturadas nos dias anteriores.

A oficina culminará em uma exposição fotográfica na Casa de Cultura Villa Maria e a premiação das três melhores imagens, indicadas pelos participantes do VI Seminário Franco-Brasileiro. O seminário é promovido conjuntamente pela UENF,  Université de La Rochelle, Universidade Estadual de Goiás, Consulado Francês/Institut Français, em parceria com a UFF e o IFF. Veja aqui mais informações sobre o seminário.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813