3º Encontro de Coros da UENF reúne oito corais do país

Apresentação do Coral da UENF. Imagem: reprodução da internet.

Fomentar a cultura extramuros é um dos objetivos do Coral da UENF. No último sábado (04/12), aconteceu o 3º Encontro de Coros da Universidade, reunindo oito corais de várias regiões do país. A apresentação foi transmitida pela UENF TV, no YouTube, e está disponível [AQUI].

O Encontro teve a participação da Companhia Canto Vivo (Jundiaí – SP), Coral Timbrá (Rio de Janeiro), Coral Cantus Firmus (Brasília – DF), Coral Canto e Encanto (Campos – RJ), Coral UFJF (Juiz de Fora – MG), Coral Divino em Canto (Jundiaí – SP), Coral In Limine (Lima – Peru), Cia Vocal Musicanto (Campos – RJ). O repertório contou com clássicos da música popular brasileira, africana e peruana.

De acordo com Érica Pontes, regente do coro da UENF desde 2019, o objetivo é promover a integração através da cultura.

“Iniciamos os trabalhos na UENF em 2019. O nosso repertório inclui música popular brasileira, folclórica e internacional. Atualmente o nosso coro é formado por 44 integrantes, incluindo pessoas da comunidade, servidores e alunos da UENF. E um dos nossos objetivos é a extensão, integrando cada vez mais a UENF à comunidade, levando arte, educação e cultura através da música”, completou.

O reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Raul Palacio, destacou a importância da cultura durante a pandemia e para a formação humana.

“É importante trabalhar a parte cultural e mostrar a cultura em eventos que aumentem a expectativa e a esperança nesse momento difícil, que é a pandemia. A cultura é fundamental para o desenvolvimento do homem. No próximo ano, esperamos que seja possível realizar o evento no Centro de Convenções da UENF”, finalizou.